Pernambuco

Coluna

Carnaval com saúde: beber água e outras indicações

Imagem de perfil do Colunistaesd
Comprovadamente, a melhor forma de ficar longe destes efeitos é simplesmente moderando o uso e bebendo água - Agência Brasil
A falta de água é a grande causadora do mal estar de muita gente

Finalmente chegamos a mais um carnaval. Parecia até que não chegaria, após um terrível 2019. Mas chegou e é hora de aproveitar. Mesmo os que não gostam da folia e das grandes festas, é possível também aproveitar este momento para descansar um pouco mais ou até mesmo fazer um dinheiro extra. De um jeito ou de outro, o momento é para desfrutar. E não me venham com o papo de alienação. O próprio carnaval em si representa resistência e possui raízes em lutas históricas do povo brasileiro.  Mas nem é disso que quero falar agora.
Quero tratar é de cuidados em saúde e chamar a atenção para a importância de cuidarmos de nossos próprios corpos. Dá para se divertir bastante sem achar que o mundo vai se acabar a qualquer momento. E para isso, há orientações básicas que devem ser seguidos para um carnaval, no mínimo, mais saudável.
A primeira grande indicação é: BEBAM ÁGUA. Bem sempre muita água. Isso já seria fundamental mesmo sem a ingestão de bebida alcoólicas. Com elas, então, torna-se obrigatório o consumo de bastante água neste período. A falta de água é a grande causadora do mal estar de muita gente neste período. E, para os adeptos dos alcoólicos, importante estar sempre intercalando durante o dia.  Para o caso de consumo de outras drogas, atentar sempre para o uso de forma segura e na presença de pessoas de sua confiança.
Se vai ficar exposto ao sol por muito tempo, seja na praia ou nas ladeiras de Olinda, não esquecer jamais de se proteger contra o sol. Uso de protetor solar e roupas que limitem o contato direto com o sol ajudam bastante. Lembrando que o calor e o sol são grandes responsáveis também pela perda de água nestes dias de folia. Ah e não esqueçam do cuidado com os alimentos. Especialmente aqueles que ficam expostos e que podem fazer mal. Optar sempre que possível por alimentos frescos e com muitos nutrientes, como frutas, por exemplo.
Estes são os principais cuidados para manter-se saudável, diminuindo a chance daqueles famosos resfriados e gripes de carnaval e até mesmo diminuindo a famosa ressaca. Lembrando que estes medicamentos que prometem ser milagrosos contra a ressaca não possuem a menor base científica. Comprovadamente, a melhor forma de ficar longe destes efeitos é simplesmente moderando o uso e bebendo água. Muita água. Bom carnaval a todas e todos!

Edição: Monyse Ravena