Pernambuco

CINEMA

Filme sobre luta das mulheres ganha sessões em cinemas no sertão de Pernambuco

Documentário “Margaridas de Pernambuco em Marcha” será exibido no Cine Teatro Guarany e CEU das Artes Caxixola

Brasil de Fato | Recife |
Marcha das Margaridas aconteceu em agosto de 2019 em Brasília - José Cruz/Agência Brasil

No mês dedicado à luta das mulheres, as cidades de Triunfo e Serra Talhada, no Sertão Central, recebem o lançamento do documentário “Margaridas de Pernambuco em Marcha”, que conta a história das líderes sindicais rurais por direitos, igualdade e participação política, a partir da construção estadual da Marcha das Margaridas 2019.

Em agosto do ano passado, milhares de mulheres de todos os estados do país participaram do evento, que teve como lema “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”, tendo 10 principais eixos de reivindicação. Foi durante o encontro que as cenas do documentário foram gravados.

 Em Triunfo, a exibição será nesta sexta-feira (13), às 19h, no Cine teatro Guarany. Já em Serra Talhada, o vídeo será exibido no sábado (14), às 17h, no CEU das Artes Caxixola. A direção do vídeo é da cineasta Shaynna Pidori, que tem se dedicado a documentar a história de lideranças feministas do Nordeste do país. Shaynna é uma das convidadas para os lançamentos do vídeo nas duas cidades.

 

Edição: Monyse Ravena