Rio Grande do Sul

DEBATE

Rombo do orçamento vem da dívida pública e não dos direitos dos servidores

Números que comprovam tese foram apresentados em seminário da Assufrgs Sindicato

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Objetivo do governo é retirar dinheiro da educação e da saúde para pagar os juros da dívida pública - Foto: Vitor Hugo Xavier / ASSUFRGS Sindicato

Na tarde do dia 11 de março, a Assufrgs Sindicato realizou o Seminário Direitos dos Servidores ou Dívida Pública: Onde está o “Rombo” do Orçamento? O evento ocorreu na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. A mesa foi presidida por Sibila Binotto e contou com a participação de Paulo Lindesay, diretor do Sindicato do IBGE (ASSIBGE – SN) e coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã RJ, e de Jefferson Alves, do RVC e Advogados Associados, escritório que presta Assessoria Jurídica da Assufrgs Sindicato.

Em sua participação, Paulo Lindesay destacou os reais interesses por trás do pacote de PECs do governo federal, denominado Plano Mais Brasil. Segundo ele, para além dos cortes previstos em vagas nos serviços públicos, término da estabilidade e possibilidade de corte de 25% do salários dos servidores, o conjunto de reformas irá acabar com o estado brasileiro e desviar o dinheiro da educação e saúde, para pagar juros da dívida pública:

“O projeto Mais Brasil tem o objetivo de extinguir, acabar com as despesas obrigatórias/vinculadas, para que esse dinheiro, esse superavit do estado, seja destinado para o pagamento da divida publica. Somos a 9ª economia do mundo, um país cheio de possibilidades e que está convencendo a sua população a fazer essa reestruturação no estado brasileiro. Estão dizendo que o estado está endividado, o estado não está endividado! Só de reserva cambial nós temos mais de 360 bilhões dólares, mais de 1,6 trilhão de reais, além da conta única do tesouro onde temos mais de R$1 trilhão.”

Além do alerta, Paulo detalhou alguns dos pontos mais críticos das propostas do Ministro da Economia, Paulo Guedes, e apresentou dados que comprovam que os servidores públicos, diferente do que aponta o governo federal, não são um peso para o orçamento. Disponibilizamos a apresentação preparada pelo Coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã RJ , como forma de informar a categoria sobre as ameaças que representam esse pacote de PECs. Confira a apresentação de Paulo Lindsay - Direitos dos Servidores ou Dívida Pública: Onde está o “Rombo” do Orçamento?

Como podemos conferir nas imagens abaixo, a amortização dos juros da dívida pública custam mais para o Brasil do que os gastos com Previdência Social e com Servidores Públicos. Quem são os privilegiados? Os rentistas e banqueiros ou os trabalhadores que prestam serviço de educação, saúde e segurança para toda a população brasileira?

Greve Nacional de 18 de março para barrar os retrocessos

A Assufrgs Sindicato decidiu, em Assembleia Geral aderir à greve nacional, no próximo dia 18 de março. O sindicato convida toda a comunidade da UFRGS, UFCSPA e IFRS para aderir ao movimento em defesa das universidades e Institutos Federais, contra o pacote de PECs do governo federal que irá sucatear a saúde, segurança e educação públicas.

Assista a transmissão do seminário

* Jornalista do ASSUFRGS Sindicato

Edição: Marcelo Ferreira