Pernambuco

NOSSO JORNAL

Editorial | Brasil de Fato PE: nossos compromissos com os desafios futuros

Perto de completar quatro anos de existência, comunicamos nossa reorganização para o ano de 2020

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Para que o Brasil de Fato PE exista, contamos com contribuições valiosas - Créditos: Taynah Soares

No próximo dia 15 de abril, o Brasil de Fato Pernambuco vai completar quatro anos na batalha das ideias, sempre apresentando debates a partir de uma visão popular de Pernambuco, do Brasil e do Mundo. Nesses quatro anos, já circularam pelas ruas de Recife, e de diversas outras cidades pernambucanas, mais de 120 edições de nosso jornal impresso, com um formato tabloide, de 16 páginas. A partir desta edição (nº 122) passaremos a fazer adequações de tamanho. Seguimos com circulação semanal e de forma gratuita.

A mudança que agora apresentamos aos nossos leitores, acontece em consequência do impacto que sentimos da grande crise econômica que assola o Brasil nos últimos anos e com nosso compromisso em conjunto com as organizações que compõem o Conselho Editorial do Brasil de Fato PE e nossos anunciantes que continuaremos nas ruas, produzindo um jornalismo comprometido com a classe trabalhadora. 

Esta adequação não só vai nos garantir uma vida mais longa, como também cooperará para continuarmos atuando nas ondas do rádio. Fomos recém-aprovados em edital público da Rádio Frei Caneca com o programa Revista Brasil de Fato e, no momento, aguardamos o início da vigência do edital e estamos no ar com o programa Papo Reto, na rádio Paulo Freire, também produto de um edital. É, também, com alegria que neste mês de março, já nos marcos de nossas comemorações de quatro anos lançamos um novo site (brasildefatope.com.br) nele apresentamos conteúdos muito mais amplos sobre o nosso estado e queremos cada vez mais avançar nessa arena da comunicação digital. Todos os conteúdos do Brasil de Fato podem ser reproduzidos livremente, sempre citando a fonte e publicados na íntegra.

Reiteramos que para que o Brasil de Fato PE exista nas ruas, redes e ondas do rádio contamos com muitas contribuições valiosas: movimentos populares, sindicatos, centrais sindicais, jornalistas de nossa equipe e colaboradores, colunistas, enfim uma grande rede que acredita que a disputa de hegemonia na comunicação é imprescindível para o momento que vivemos.

Desde a nossa primeira edição acompanhamos no Brasil uma conjuntura de ataques a democracia e aos direitos do povo, mas também testemunhamos e noticiamos a resistência ativa de diversas organizações e pessoas. No último período também cresceram exponencialmente os ataques a imprensa, ao jornalismo e aos jornalistas, sobretudo a mulheres jornalistas, seguir existindo é nossa forma de resistência a tudo isso.

Esperamos nos próximos editoriais apresentar boas novidades aos nossos leitores sobre os próximos passos de nossa história, desde já agradecemos a compreensão e desejamos seguir junto com vocês. Esperamos os comentários, críticas e sugestões para que cada vez mais possamos cumprir a tarefa de apresentar uma visão popular de Pernambuco, do Brasil e do Mundo e seguir sendo, junto com vários outros veículos e coletivos de comunicação, uma alternativa de informação a mídia empresarial e hegemônica. Vida longa ao Brasil de Fato Pernambuco.

Edição: Marcos Barbosa