Rio de Janeiro

saúde pública

Força tarefa prepara abertura do Hospital Che Guevara em Maricá, no Rio de Janeiro

Unidade de saúde será inaugurada com 138 leitos disponíveis e poderá ser referência no tratamento ao coronavírus

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Imagem aérea de Hospital Che Guevara
Batizado com o nome do médico e revolucionário argentino, a unidade terá capacidade de 138 leitos - Ascom Maricá

A Prefeitura de Maricá (RJ) mobiliza uma força tarefa de cerca de 250 profissionais para concluir as obras do novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. A unidade de saúde poderá se tornar referência em atendimento de vítimas do coronavírus na cidade, localizada na região do Lagos no Rio de Janeiro. Ainda não há data oficial para inauguração do hospital.

“Entre as principais medidas de prevenção anunciadas hoje na luta contra o coronavírus, determinei que a Secretaria de Saúde abra o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara o quanto antes. Será uma grande conquista para a saúde de nossa cidade, e de extrema relevância neste momento em que estamos enfrentando essa pandemia”, disse o prefeito Fabiano Horta (PT). “É um momento de amor ao próximo, por isso Maricá terá, inclusive, capacidade de atender doentes de cidades vizinhas, como São Gonçalo [na região metropolitana], no combate ao coronavírus”, completou.

Em julgamento ocorrido na última terça-feira (17), o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) liberou o edital para contratação da Organização Social (OS) que será responsável pela administração da unidade de saúde. “A demora na finalização deste certame poderá gerar grave e irremediável prejuízo para a saúde pública municipal”, escreveu o relator Marcelo Verdini Maia. O processo estava parado desde 20 de dezembro de 2019 em função de uma medida cautelar de 4 OSs que participaram do primeiro edital.

A nova unidade de saúde, localizada no bairro São José do Imbassaí, terá capacidade de 138 leitos e contará com áreas de isolamento infantil e adulta e Centro de Terapia Intensiva (CTI). A estimativa de conclusão das obras na área externa sejam finalizadas em até uma semana. A próxima fase será de instalação de equipamentos e de mobiliário. 

Quando estiver funcionando, estima-se que a unidade fará cerca de 25 mil atendimentos por dia, tanto de pessoas de Maricá quanto de municípios vizinhos. O investimento total que o município fez para a construção soma cerca de R$ 40 milhões.

Outras Medidas

Maricá já decretou estado de calamidade pública por conta do coronavírus, embora a cidade ainda não registre nenhum caso até o momento. Em comunicado, a prefeitura anunciou uma série de medidas como a suspensão dos atendimentos eletivos na saúde, restrição no funcionamento de bares e restaurantes e proibição de abertura de quiosques nas praias.

Além disso, empresas que forem flagradas aumentando preços de itens de primeira necessidade, como álcool gel, serão autuadas e excluídas do programa Mumbuca (uma moeda social que circula apenas no município desde 2014).

Edição: Mariana Pitasse