Pernambuco

SAÚDE

Com 38 casos confirmados de covid -19, PE já registra a cura de três pacientes

Estado começa vacinação contra gripe hoje (23) para prevenir surto de H1N1 e a superlotação de hospitais

Brasil de Fato | Recife |
O Governo do Estado anunciou hoje a contratação de 4.729 profissionais da área de Saúde - Aluísio Moreira /SEI

Nesta segunda (23), a Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou mais quatro diagnósticos positivos para o coronavírus, chegando a 37 casos confirmados no estado. Em Petrolina, a Secretaria de Saúde do município confirmou o primeiro caso, chegando aos 38 casos no estado. Agora, são 725 casos notificados, sendo que 375 já descartados, três casos prováveis e 310 seguem em investigação. Por enquanto, as confirmações apontam pessoas infectadas em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Belo Jardim e Petrolina, além dos dois casos confirmados de um navio cruzeiro que estava ancorado no Recife. Dos 38 pacientes, três receberam alta após o diagnóstico de cura, nove estão internados e 25 seguem as recomendações de isolamento domiciliar.

Uma das principais preocupações tem sido a sobrecarga do Sistema Único de Saúde no Estado. Ainda que em proporções menores, tem se observado casos dos três vírus da influenza - A(H1N1), A(H3N2) e B no país. Para evitar a superlotação dos hospitais com pacientes infectados com coronavírus e as influenzas, o governo decidiu antecipar a vacinação contra as gripes, realizando três fases: a partir de hoje (23), podem ser vacinados idosos e profissionais de saúde; entre 16 de abril e 08 de maio, professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento, além das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; de 9 a 22 de maio é a vez das crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas, indígenas, adolescentes sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência. Já o dia D de vacinação acontece no dia 9 de maio. A vacinação pode chegar a até 2,9 milhões em Pernambuco, sendo a meta do estado alcançar 90% desse número. 

Reforços

No início da tarde, o Governo do Estado anunciou a contratação de 4.729 profissionais da área de Saúde, sendo 430 médicos e 1.552 outros profissionais de diversas áreas aprovados no último concurso, além de duas seleções públicas simplificadas para a contratação de 2.747 novos profissionais. O novo decreto aumenta as restrições para evitar a infectação com o vírus, como a proibição de reuniões e as aglomerações para grupos com mais de 10 pessoas e o impedimento do transporte de passageiros com a utilização de mototáxis. O governador também informou que o Estado está repassando R$ 11 milhões para ajudar as ações de Saúde e Assistência Social dos municípios.

 

Quarentena

Mesmo com a maioria dos casos concentrados na Região Metropolitana, o Governo do Estado vem tomando novas medidas de contenção do vírus em todo o estado, como a proibição do transporte intermunicipal; a ampliação do abastecimento de água e a isenção do pagamento para os usuários da modalidade de Tarifa Social; a ampliação de mil leitos, sendo 400 de UTI em Recife, Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina e medidas para controlar a chegada de turistas nos aeroportos, no Porto do Recife e no Complexo Industrial Portuário de SUAPE; a interrupção das atividades no Detran e na Agência do Trabalho; o fechamento de comércio e serviços não essenciais e outras medidas que incentivem a população a se manter em casa, sendo essa a forma mais simples e eficiente de prevenir a disseminação do vírus.

Edição: Monyse Ravena