Pernambuco

Saúde

Recife, Olinda e Jaboatão suspendem temporariamente vacinação contra gripe

Campanha de vacinação contra influenza foi suspensa por falta de vacinas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A novidade da Campanha de Vacinação desse ano é a inclusão de pessoas com deficiência e adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os municípios de Recife, Olinda  e Jaboatão dos Guararapes vão suspender temporariamente a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) por falta de vacinas. As secretarias de saúde dos três municípios informaram que a campanha de imunização será suspensa a partir desta quinta-feria (26), até que o Ministério da Saúde envie nova remessa de doses. No entanto, até o próximo dia 15 de abril, data limite da primeira fase da campanha, será garantida a imunização de idosos e profissionais de saúde. A previsão é de que os próximos lotes cheguem nesta sexta-feira (27) ou na próxima semana.

A campanha de vacinação, que teve início na última segunda-feira (23) imunizou, em três dias, mais de 130 mil pessoas no Recife, mais de 51 mil pessoas em Jaboatão e 28 mil pessoas em Olinda, onde a meta do município são 45 mil pessoas. 

Em Recife e Jaboatão, foram montados esquemas de vacinação drive thru afim de evitar a aglomeração de pessoas. Esse formato permite que as pessoas não precisem descer do veículo para serem vacinadas. Em Recife foram montados pontos no Shopping Rio Mar e no Parque da Macaxeira e, em Jaboatão, há um ponto montado no Shopping Guararapes.

Próximas fases da campanha
A segunda fase da campanha terá início a partir do dia 16 de abril e serão vacinados professores e professoras de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e pessoas com doenças crônica não-transmissíveis.
Na terceira e última fase, que será de 9 a 23 de maio, serão vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até de 45 dias), adolescentes de jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medias socioeducativas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e  adultos de 55 a 59 anos.
A novidade da Campanha de Vacinação desse ano é a inclusão de pessoas com deficiência e adultos a partir dos 55 anos nos grupo prioritários.

Edição: Marcos Barbosa