Pernambuco

QUARENTENA

Serviço voluntário oferece orientações virtuais à mulheres grávidas

Fale com a Parteira: grupo de enfermeiras obstetras se revezam em escalas para tirar dúvidas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A ação consiste em orientações virtuais às gestantes do Recife e Região Metropolitana (RMR) sobre questões envolvendo a covid-19 - EBC

Nas últimas semanas temo vistos diversas iniciativas de solidariedade em relação às populações mais vulneráveis. Vários segmentos sociais tem feito ações de distribuição de alimentos, arrecadação de roupas, organização de cestas básicas, tudo isso em tempos em que a solidariedade e o cuidado cumprem papel central para a sobrevivência de muitas pessoas.


Foi neste sentido que enfermeiras obstetras construíram um projeto voluntário chamado Fale com a Parteira. A ação consiste em orientações virtuais às gestantes do Recife e Região Metropolitana (RMR) sobre questões envolvendo a covid-19 e o trabalho de parto e o parto em si. Durante 24h elas se organizam em escalas para dar orientações e tentar identificar o tempo das contrações, o intervalo, o movimento dos bebês, se a bolsa rompeu, a cor do líquido, etc.

 
A enfermeira obstetra e também voluntária do projeto Duana Gabrielle afirma que “o grande objetivo do projeto é minimizar a exposição dessas gestantes na procura dos serviços de saúde. Muitas das dúvidas podem ser sanadas sem precisar que essa gestante saia de casa e vá à maternidade. O próprio trajeto da casa da gestante até a maternidade é uma exposição e a própria espera na maternidade é uma exposição a outros doentes e ao vírus”, conclui.
O projeto atualmente conta com mais de 30 enfermeiras voluntárias. As gestantes podem ter acesso a partir da página do Instagram: @falecomaparteira. Lá, é só clicar no link que irá direcionar ao grupo do WhatsApp do projeto e, ao escrever “Preciso de ajuda”, a enfermeira que estiver na escala irá conversar individualmente para tirar as dúvidas e dar os aconselhamentos necessários.


Uma das gestantes que teve essa experiência foi Ranielly Kalane, ela está com 30 semanas de gestação e elogiou o trabalho das enfermeiras pela agilidade com que elas respondem e correspondem às demandas de ajuda. Ela descobriu a página através de uma amiga que “disse que era ótimo o atendimento porque elas respondiam na mesma hora.”  Ranielly disse, ainda, ter enviado o link da páginas para várias amigas.
O Fale com a Parteira é um projeto voluntário e o serviço disponibilizado pelas profissionais de saúde é gratuito.

Edição: Marcos Barbosa