Pernambuco

Mãos Solidárias

Armazém do Campo de Caruaru entrega centenas de marmitas solidárias durante pandemia

Público-alvo das ações são população em situação de rua, vendedores ambulantes e trabalhadores vulneráveis

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A campanha Mãos Solidárias é realizada por militantes de movimentos populares, voluntários e ONGs - Juliana Rodrigues

Chegou em Caruaru, no agreste pernambucano, o projeto Mãos Solidárias. As atividades iniciaram na última quinta-feira (02), no Armazém do Campo de Caruaru. A ação surgiu em Recife no intuito de contribuir com a distribuição de alimentos na ação Marmita Solidária, mas também com a distribuição de cestas básicas e confecção de máscaras. Diversos movimentos e organizações estão envolvidos na iniciativa. Paulo Henrique, do Setor de Educação do MST, é um dos coordenadores da ação e explica que, nos primeiros dias, foram distribuídas 100 marmitas, que posteriormente aumentaram para 150. Essa quantidade tem sido mantida e distribuída todos os dias ao meio-dia no Armazém do Campo. 

Mas, para que isso aconteça, Paulo afirma que também estão sendo arrecadados alimentos e recursos. “Também estamos com uma campanha de voluntários e voluntárias tanto para contribuir na preparação das refeições quanto também na distribuição dessas refeições”, declara.

O público-alvo da ação tem sido a população em situação de rua, vendedores ambulantes que ainda estão circulando pela cidade e os trabalhadores que estão mais vulneráveis, como os garis. Cícera Maria, da direção estadual da Consulta Popular, também tem coordenado a ação e diz que, mesmo antes da pandemia, essa população já se encontrava em situação de vulnerabilidade social e econômica, o que só se agrava nas condições atuais.

A campanha no agreste tem sido uma experiência desafiadora, como afirma Cícera, mas também tem trazido importantes aprendizados. “Diante de tanta precarização da vida, [a campanha Mãos Solidárias] nos instiga a aprender e construir novas formas de estar junto ao povo, compreendendo que somente através de ações coletivas que buscam o bem comum venceremos esse sistema tão perverso”, conclui.

As pessoas que quiserem ser voluntários ou voluntárias das Mãos Solidárias no município devem entrar em contato com Cícera através do número (81) 99659-5578 e combinar a tarefa a ser assumida. O Armazém do Campo Caruaru fica na Avenida Cleto Magalhães, 87 no bairro de Nossa Senhora das Dores.

Edição: Marcos Barbosa