Pernambuco

PICO

Com apenas 30 dias do primeiro caso, Pernambuco já tem 1.154 pessoas com coronavírus

Estado também teve queda na taxa de isolamento, que caiu quase 10% em apenas 10 dias

Brasil de Fato | Recife (PE) |
No início do mês de abril, a taxa de isolamento no estado era de 60,9%, uma das mais altas do país, e agora diminuiu para 51,5% - Divulgação

 

Nessa segunda (12), a Secretaria de Saúde do Estado confirmou mais 194 casos de coronavírus no estado. Agora, são 1.154 pessoas com diagnóstico positivo para o coronavírus. Destes, 102 vieram a óbito. Também há 283 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), incluindo casos de H1N1, Influenza A e B, que somam mais 144 mortes. Em todo o país, são 22.169 o número de casos confirmados de coronavírus, com 1.223 óbitos, representando uma taxa de letalidade da doença no Brasil de 5,5%, maior que a média mundial, que é de 3,74%. 

Agora, 27% do total de municípios tem casos confirmados, o que representa em números absolutos 51 cidades. São elas: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Glória do Goitá, Igarassu, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Carpina, João Alfredo, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Passira, Paudalho, Tracunhaém, Catende, Gameleria, Palmares, Quipapá, São José da Coroa Grande, Belo Jardim, Cachoeirinha, Caruaru, Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São Caetano, Toritama, Bom Conselho, Capoeiras, Garanhuns, Arcoverde, Sertânia, Salgueiro, Petrolina, Ipubi, Serra Talhada, Aliança, Goiana, Macaparana e Timbaúba, além de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Isolamento

Uma empresa privada de geolocalização vem monitorando o percentual de isolamento social nos estados e uma tendência que se vê nas ruas se reflete nos números: o nível de isolamento social em Pernambuco vem diminuindo, ou seja, as pessoas voltaram ás ruas mesmo com a indicação da Secretaria de Saúde de que o estado entrou na fase de aceleração descontrolada de casos. No início do mês de abril, a taxa de isolamento no estado era de 60,9%, uma das mais altas do país, e agora diminuiu para 51,5%. Mesmo com a diminuição da taxa, as medidas de restrição no comércio permanecem, com o funcionamento permitido apenas para  supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás, e obras de serviços essenciais, como de hospitais, abastecimento de água, gás, energia e internet.

 

Edição: Monyse Ravena