Paraná

CRISE

Comunidade em Pontal do Paraná organiza solidariedade

Claudia Roberto, da área Figueiras, critica postura de turistas contrários à prevenção

Pontal do Paraná (PR) |

Ouça o áudio:

Comunidade organizada em ação do 8 de março deste ano - Divulgação

A comunidade Figueiras, localizada em área de ocupação em Pontal do Paraná, organiza campanha de solidariedade para 170 famílias locais, sobretudo para 50 em situação de maior urgência. “No primeiro momento, a prefeitura deu atenção para as famílias com alimento. Mas a gente como comunidade correu atrás, muita gente com trabalho intermitente, muitos carrinheiros e autônomos”, enumera Claudia Antonia Roberto, liderança local.

No marco da campanha nacional “Periferia Viva”, a liderança Claudia busca apoio da sociedade civil. Está aberta à necessária ajuda da prefeitura, mas sabe que o povo precisa se virar na própria organização. “A situação está crítica, sobretudo para quem tem trabalho intermitente. Na campanha, vamos prestar contas, com trabalho fiscal”, elenca.

Mesmo com a situação difícil das famílias trabalhadoras, Claudia é crítica à reabertura do comércio não essencial no litoral. Afirma que, até então, a quarentena vinha sendo cumprida. De acordo com ela, há o descaso de turistas para não realizar medidas de prevenção, caso do uso de máscaras.

“Sabemos que um hospital atende sete municípios do litoral. Para nós é preocupante, mas o hospital em Paranaguá não vai dar conta de atender todo mundo aqui, a gente fica receoso com a reabertura do comércio, o governo (federal) é omisso”, afirma.

Recursos Públicos

Maria Luiza Nascimento, militante atuando na campanha Periferia Viva no litoral, completa: “Como tantas comunidades estão vendo o cadastro ao programa renda emergencial demorando séculos? Com a campanha Periferia Viva queremos evidenciar a necessidade de um Estado forte, com políticas sociais que atendam aos interesses do povo. Estamos em luta pelo acesso aos recursos públicos”, afirma.

SERVIÇO. Contatos para apoio e solidariedade

Banco do Brasil.

Agência 4081-9

Conta Corrente 22531-2

Contatos: (41) 97288181 (Claudia)

(41) 999231454

Edição: Gabriel Carriconde