Paraíba

SOLIDARIEDADE

Campanha Mãos Solidárias deixa caixas para depósito de doações em condomínios

Prédios e condomínios de João Pessoa arrecadam alimentos e materiais de higiene para serem distribuídos à população

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Reprodução

A campanha Mãos Solidárias é uma iniciativa oficial da Rede Periferia Viva, ação nacional que engloba vários movimentos sociais e entidades que se uniram para trazer a solidariedade para as vítimas do Coronavírus. A campanha, em princípio, busca distribuir caixas entre amigos e militantes da Rede para levarem aos condomínios e prédios da cidade de João Pessoa no intuito de arrecadar alimentos e materiais de higiene, que serão distribuídos à população vulnerável diante da pandemia.

A Rede Periferia Viva é uma iniciativa nacional que engloba os movimentos sociais: MST, Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, Pastoral da Juventude Rural, Marcha Mundial das Mulheres, Rede de Médicos e Médicas Populares, Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA, Coletivo de professores Adélia de frança e movimento de atingidos por barragens - MAB, que resolveram se unir diante do colapso provocado pela crise sanitária, e as necessidade das populações vulneráveis, as mais prejudicadas.

Segundo Luana Caroline, do Movimento dos Trabalhadores por Direitos - MTD algumas campanhas que já vinham acontecendo irão permanecer, como por exemplo, a campanha Quarentena com Direitos que já vinha arrecadando gêneros e fundos, além da compra de cargas de caminhões de leite para serem entregues às populações vulneráveis. 
 


Reprodução / Foto

“A campanha pretende trazer a solidariedade a partir dos condomínios da cidade de João Pessoa, e os moradores podem depositar alimentos, encher as caixas e ligar para o nosso contato que a gente vai buscar nas casas dos companheiros e companheiras que se dispõem a cuidar de cada caixa nos seus prédios e condomínios. A gente pede que toda a população dos prédios doem alimentos, materiais de higiene, para que possamos atender às pessoas que estão sofrendo sem trabalho, sem recursos nessa pandemia”, declara Luana.

A Rede Periferia Viva tem como bandeira a defesa da vida do povo e por um Projeto Popular para o Brasil; orienta-se pela responsabilidade com a saúde de quem faz a campanha e também do povo, reforçando o isolamento; propõe a unidade da classe e organização coletiva; realiza a luta por direitos (moradia, alimentação, SUS, ciência); pela batalha das ideias (denúncia à crise sanitária, política, econômica e social); tem como Identidade em comum: Periferia viva! Solidariedade para combater o coronavírus!; Campanha Nacional: Vamos Precisar de todo mundo - Ação de solidariedade ao povo brasileiro.

Morador de um condomínio de 16 apartamentos nos Bancários, Adeildo Vieira, compositor e cantor, é um dos solidários: “Eu me envolvi nessa campanha porque, mesmo em casa, eu tenho participado de campanhas, mandando contribuições. Participei de uma ação dos músicos que fizeram cestas básicas para outros companheiros que estão sem poder trabalhar. Eu tenho procurando dar uma assistência ao pessoal que está em vulnerabilidade”.

Ele conta que colocou a caixa que recebeu do Periferia Viva na entrada do prédio e avisou no grupo do WhatsApp dos condôminos do prédio: “Mandei o cartaz da campanha e  expliquei como é que eles poderiam fazer, e estou acionando as pessoas, para doar o quilo de feijão, macarrão, arroz, material de limpeza para tentar abastecer um pouquinho mais dessa caixa, e quando ela tiver condições de ser entregue, eu aviso aos organizadores”.

Quem tiver interesse em levar uma caixa para participar da campanha, pode entrar em contato pelo telefone: Luana Caroline (99959-2748 ) Bárbara Zen (99331-5592)
 

Edição: Heloisa de Sousa