avanço

Anvisa aprova comercialização de primeiro produto à base de substância da maconha

Fitofármaco poderá estar à venda em farmácias já em maio, apenas para pacientes com receita médica de controle especial

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Óleo foi desenvolvido para tratamento de epilepsia - Foto: Kimzy Nanney/Unsplash

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a comercialização do primeiro produto feito a partir de Cannabis, nome científico da planta popularmente chamada de maconha. Trata-se de um óleo composto fitofármaco (quando o princípio ativo de uma planta medicinal não tem alteração molecular) que poderá ser utilizado para tratamento de epilepsia. 

A decisão divulgada nesta quarta-feira, dia 22, no Diário Oficial da União, permite que a empresa fabricante do produto possa produzi-lo e comercializá-lo. 

:: "Excludente e elitizante", diz especialista sobre nova regra da cannabis medicinal ::

A fabricação e comercialização de produtos à base de canabidiol, substância encontrada na maconha, para fins medicinais entrou em vigor no dia 10 de março. Desde então, fabricantes podem pedir juntamente à Anvisa a autorização para disponibilizar essas substâncias no mercado. 

De acordo com as regras estipuladas pela agência, para consumir o paciente precisa ter uma receita médica de controle especial. O óleo só podem ser vendidos em farmácias e drogarias.

:: Artigo | Dia de Visibilidade da Cannabis Terapêutica! ::

O produto autorizado foi desenvolvido em um laboratório de genérico localizado no oeste do Paraná em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. O óleo contém até 0,2% de concentração de THC, substância psicoativa presente na Cannabis

A fabricante afirma que, por não ter estudos clínicos concluídos, o óleo não é um medicamento, mas um produto indicado para quadros específicos.

:: Dez documentários para refletir sobre o uso da cannabis e a política de drogas ::

Não foi divulgado quando o produto estará disponível à venda, a expectativa é que na segunda semana de maio ele esteja liberado. No site da empresa, foi anunciado que o objetivo é que o produto chegue às farmácias até o dia das mães. 

 

Edição: Lucas Weber