Pernambuco

Contas

Celpe: reajuste da tarifa de energia é prorrogado para julho

Segundo anúncio da Aneel, contas de luz ficarão 5% mais caras a partir de agosto

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Com isolamento social, as famílias estão passando mais tempo em casa, o que costuma elevar consumo de energia - EBC

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão responsável pela regulamentação do setor elétrico no pás, anunciou nesta terça-feira (28), que o reajuste da tarifa de energia prevista para hoje  (29) foi prorrogada para o dia 1 de julho, devido à pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, na área de concessão da Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) não haverá aumento nesse momento. As novas tarifas já foram homologadas mas os consumidores só irão perceber a variação no preço a partir do mês de agosto quando completa todo o processo de leitura iniciado em julho.

Com o isolamento social, as famílias estão passando mais tempo em casa, o que costuma elevar o consumo de energia. Edvânia Sena, moradora do bairro de Ouro Preto em Olinda, disse que observou o aumento de 16Kwn na sua conta de energia e já imagina que, no mês seguinte, a fatura virá ainda maior, pelo fato de todos os membros da família estarem em casa devido à pandemia. Desempregada, Edvânia se diz preocupada com esse aumento: “Certamente, o pagamento da conta de energia não será colocada como prioridade, tendo em vista que os recursos financeiros estão bem escassos aqui em casa. Se a segunda parcela do auxílio emergencial sair, dará para pagar”.

O reajuste tarifário anunciado pela Aneel foi de 5,16%. Para clientes residenciais, chamados de baixa tensão, o efeito médio será de 4,88%. Já para os clientes em alta tensão que são os industriais e comerciantes de médio a grande porte, o efeito será de 5,93%.

 

Edição: Marcos Barbosa