Paraná

CAMPO

Cooperativa do MST no Paraná faz campanha online para fortalecer doações de alimentos

Campanha da Copavi tem o objetivo de ajudar agricultores familiares a entregarem suas produções em forma de doação

Curitiba (PR) |
As doações podem ser feitas até o dia 11 de abril - Arquivo Copavi

“Campo e cidade juntos alimentando quem precisa”. Esse é o lema da campanha de arrecadação “online” da Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), de Paranacity. O objetivo é levantar fundos para que agricultores familiares mantenham suas produções e possam doar parte à população da cidade.

Localizada no assentamento Santa Maria, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Copavi tem feito ações de solidariedade. Em abril, doou 60 litros de álcool 70% ao hospital municipal, além de produtos como açúcar, ervas medicinais e hortaliças, junto à regional do noroeste do MST, na cidade de Paranavaí.

A pandemia de coronavírus, no entanto, tem trazido dificuldades aos agricultores. Cristina Sturmer, assentada e da diretoria da Copavi, explica que a quarentena acarretou queda na demanda e dificuldade para vender, uma vez que os deslocamentos estão restritos. “A gente precisa de uma alternativa pra poder entregar a produção que, de um jeito ou de outro, está parada”, diz.

A campanha de arrecadação veio como alternativa para fazer doações. Além da produção da Copavi, a iniciativa vai unir produtos de outros agricultores familiares. A intenção é entregar 200 cestas a famílias indicadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paranacity, Cruzeiro do Sul e Inajá.

“É uma situação de muita insegurança, mas temos fortalecido muito em nós a garantia da produção de alimentos, tanto para as famílias que estão aqui quanto para a comunidade ao nosso redor. Produzir alimentos pra que consiga se manter e passar por esse período”, diz Sturmer.

As doações podem ser feitas até o dia 11 de maio pelo site: https://www.kickante.com.br/campanhas/campo-cidade-ajude-alimentar-quem-precisa

Edição: Gabriel Carriconde