Pernambuco

SAÚDE

Recorde de casos do NE, segunda cidade do país com maior mortalidade fica em PE

No estado, São Lourenço da Mata é a segunda cidade do país com maior mortalidade por coronavírus

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Em Pernambuco, o índice de ocupação dos leitos de UTI é de 98% e de enfermaria, de 88% - SES PE

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do estado, Pernambuco tem atualmente 8643 casos confirmados de coronavírus e 652 óbitos causados pela doença. Com esses números, Pernambuco ultrapassa o Ceará, que tem 8370 casos confirmados e 663 mortes e se torna o epicentro da Covid-19 no nordeste. Além da maior quantidade de casos, o estado tem duas cidades num ranking triste, o das cidades com maior índice de mortalidade por coronavírus. São Lourenço da Mata está na segunda posição do ranking, com 25,6 mortes a cada 100 mil habitantes, e Recife está no oitavo lugar com 16,8 mortes a cada 100 mil habitantes Os dados são de um cruzamento das informações obtidas pelas secretarias estaduais de saúde. 


Com mais de 100 mil casos confirmados e sete mil mortes em todo o país, o país chega num ponto crítico, o que já indica a iminência do colapso da rede de saúde. Desde o dia 18 de março, o governo do estado vinha construindo novos leitos para tratamento de covid-19, tendo a meta de implantar mil leitos espalhados pelo estado, o que se concretizou na última semana, com 418 de Terapia Intensiva e 649 de enfermaria, totalizando 1067 leitos, que já estão todos ocupados.


Apesar dos esforços em criar condições de tratamento para pessoas infectadas com o vírus, os profissionais de saúde já estão lidando com a possibilidade de escolher quais pacientes terão acesso a UTI. Ainda no fim do mês de abril, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) lançou uma recomendação de uma espécie de sistema de pontos para definir quem ocupa as vagas das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O Escore Unificado para Priorização (EUP-UTI) pontua levando em consideração a chance de sobrevivência a curto prazo; a chance de sobrevivência a longo prazo, considerando comorbidades e a chance de sobrevivência a longo prazo com qualidade de vida usando para pontuar formulários já existentes e aplicados em outros casos. 


Nesse momento, o índice de ocupação dos leitos de UTI é de 98% e de enfermaria de 88%, de acordo com o boletim da Secretaria de Saúde. Além do alto índice de pessoas infectadas, os números também vem subindo entre os profissionais da saúde, que totalizam 2.204 casos confirmados em todo o estado. Até agora, 15.609 testes para covid-19 foram realizados, sendo que a capacidade semanal é de 3.800 testes por semana. Na tentativa de disponibilizar ainda mais leitos, o processo de abertura de vagas vai continuar em maio com novos leitos e três hospitais de campanha no estado, além da chegada de 35 respiradores, que estavam apreendidos em São Paulo e chegaram no Recife na última semana.

Edição: Monyse Ravena