Pernambuco

Saúde

Com adolescentes como público, PE passou a ofertar vacina para 4 tipos de meningite

Foram encaminhadas, 60 mil doses da vacina para os municípios que irão beneficiar cerca de 340 mil pessoas

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

A meta do estado é imunizar, no mínimo, 80% das pessoas dessa faixa etária - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Seguindo o calendário nacional de vacinação, a partir desta segunda-feira (04) Pernambuco passou a ofertar a vacina contra quatro tipos de meningite. O público-alvo são adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

Foram encaminhadas, até o momento, 60 mil doses da vacina para os municípios que irão beneficiar cerca de 340 mil adolescentes. A meta do estado é imunizar, no mínimo, 80% das pessoas dessa faixa etária.

A vacina disponíveis é a meningocócica ACWY (conjugada) que substituirá, nessa faixa etária, a meningocócica C, indicada apenas para crianças de até 5 anos.  Mesmo que o jovem já tenha tomado a tipo C anteriormente, a orientação é que também seja vacinado com esse tipo ACWY.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) reforça a importância da atualização do cartão de vacina quando da ida ao posto para a vacinação dos adolescentes.

Sobre a doença meningocócica
A doença meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria pode causar a meningite - infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia - infecção da corrente sanguínea. Esses dois tipos de infecções são muito graves e podem levar à morte.
 

Edição: Monyse Ravena