Saúde

Pernambuco passa a ofertar a adolescentes vacina para quatro tipos de meningite

Os municípios de PE receberam 60 mil doses da vacina, que vão beneficiar cerca de 340 mil adolescentes de 11 e 12 anos

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

A meta do estado é imunizar, no mínimo, 80% das pessoas dessa faixa etária - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Seguindo o calendário nacional de vacinação, Pernambuco passou a ofertar, a partir dessa segunda-feira (4), a vacina contra quatro tipos de meningite. O público-alvo são adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

Foram encaminhadas, até o momento, 60 mil doses da vacina para os municípios, que irão beneficiar cerca de 340 mil adolescentes. A meta do estado é imunizar, no mínimo, 80% das pessoas dessa faixa etária.

A vacina disponível é a meningocócica ACWY (conjugada), que substituirá, nessa faixa etária, a meningocócica C, indicada apenas para crianças de até 5 anos. Mesmo que o jovem já tenha tomado a tipo C anteriormente, a orientação é que também seja vacinado com o tipo ACWY.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) reforça a importância da atualização do cartão de vacina quando da ida ao posto para a vacinação dos adolescentes.

Sobre a doença meningocócica

A doença meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria pode causar a meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea). Esses dois tipos de infecções são muito graves e podem levar à morte.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Monyse Ravena e Vivian Fernandes