Pernambuco

Pandemia

Com quarentena rígida, isolamento social cresce 20% na Região Metropolitana do Recife

Estado tem mais de 20 mil casos confirmados; Governador Paulo Câmara anunciou que testou positivo para a covid-19

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Governo do Estado anunciou a adoção de medidas rígidas de isolamento, que passaram a ser implantadas no último sábado (16) - Fundaj

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco tem 21.242 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 10.742 são quadros leves, 10.500 são considerados graves. Em relação ao número de óbitos, são 1.741 mortes pela covid-19, mas a Secretaria salienta que o aumento nos números em relação à segunda (18) é pelo atraso no envio de informações de pacientes que estavam internados na rede privada.

Já a testagem dos profissionais de saúde bateu os 5 mil testes, com 3.115 casos confirmados e 2.007 descartados. O estado já realizou 35.237 testes, estando agora próximo da capacidade máxima do processamento de testes no estado, realizando cerca de mil exames por dia, sendo a capacidade total dos 6 laboratórios do estado, junto com os privados e os testes rápidos de 7.600 testes por semana. 

Também foi anunciada a ampliação da abrangência para 20 municípios do Agreste Meridional e Zona da Mata Sul do aplicativo Atende em Casa, criado pelo Governo do Estado para realizar atendimentos online com pessoas que apresentam sintomas da doença ou já estão diagnosticadas, mas estão fazendo o isolamento em casa. A iniciativa é crucial para garantir que o Sistema de Saúde não sofra com uma sobrecarga ainda maior. Agora, 5,7 milhões de pessoas podem usar os serviços do aplicativo, que possui 62,4 mil usuários cadastrados. A equipe com mais de 100 profissionais de saúde realizou até o último domingo (17) cerca de 20 mil teleorientações.

Governador testa positivo
Na noite desta segunda, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou nas redes sociais que testou positivo para a covid-19. “Vou iniciar o isolamento rígido, tomar todas as precauções necessárias e seguir as orientações médicas. O gabinete de crise continua instalado, trabalhando, e vamos acompanhar remotamente todas as ações necessárias para livrar Pernambuco do novo coronavírus”, afirmou o governador durante o pronunciamento. 

Isolamento rígido
Ainda na semana passada, o Governo do Estado anunciou a adoção de medidas rígidas de isolamento, que passaram a ser implantadas no último sábado (16). Com apenas dois dias, o índice de isolamento nas cidades da Região Metropolitana do Recife aumentou 20%. 

Moradora do bairro de Pixete, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, a estudante Gabrielly Gregório conta que iniciou o isolamento assim que as aulas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ela estuda, foram suspensas e que a adaptação foi difícil. “A dinâmica é ficar no quarto, sala e cozinha. Foi difícil. Mesmo sem sair, o cuidado em casa é redobrado. Não tinha mais como receber pessoas. Nos primeiros dias foi bem difícil se acostumar”, explica.

Com a restrição das medidas, ela, que já apoiava as medidas de isolamento, aponta que o movimento no bairro diminuiu. “Desde a semana passada, alguns bares que estavam abertos estão fechados, o fluxo de pessoas nas ruas diminuiu. Quem está saindo é por pura necessidade. A gente sabe que a gente precisa colocar comida em casa, mas salvar vidas está em primeiro lugar. É preciso ter consciência de que vai passar. É importante essa medida de isolamento total” ressalta. 

O secretário de Saúde André Longo afirma que, quanto mais rápido forem cumpridas as medidas e a diminuição de contágios, mais fácil será fazer uma previsão de quando as medidas de reabertura podem ser implantadas. “Atingindo nos primeiros dias de junho um achatamento da curva, é possível programar, a partir do momento em que houver a desaceleração da curva, um retorno à normalidade possível, com a segurança que todas as pessoas que moram em Pernambuco merecem. Então, esse esforço nos próximos 15 dias, esse sacrifício a mais que estamos pedindo à sociedade pernambucana, visa o retorno mais rápido à normalidade e só poderemos atingir esta meta se este esforço for realmente feito e buscarmos atingir índices de isolamento social próximo aos 70%” projeta.

Edição: Marcos Barbosa