Pernambuco

Prevenção

Agentes populares de saúde atuam pela prevenção da covid-19 nas periferias do Recife

Já foram formados 300 agentes; meta mínima é de mil multiplicadores em toda a RMR

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Os agentes populares de saúde realizam ações de prevenção nas comunidades - Mãos Solidárias

Mais uma ação no combate à pandemia do novo coronavírus teve início nas cidades de Olinda e Recife, com a realização do I Curso de Formação de Agentes Populares de Saúde. A iniciativa faz parte da campanha Mãos Solidárias e é realizada em parceria com a Rede de Médicos Populares, Cebes, CUT, MST, Frente Brasil Popular, MTD e está relacionada à campanha Periferia Viva, contando, ainda, com o apoio do Governo de Pernambuco. 

Segundo Paulo Mansan, coordenador da campanha Mãos Solidárias em Pernambuco, “o agente popular de saúde é um voluntário da comunidade, que tem a tarefa de cuidar da comunidade, em atividades que vão desde orientações de prevenção e higiene, a fornecimento de máscaras e cestas básicas. “Já temos 300 agentes formados. Nossa meta mínima são mil multiplicadores, querendo chegar a 10 mil em toda a Região Metropolitana do Recife”, reforça.

O objetivo do curso de agentes populares de saúde é formar lideranças das comunidades para o acompanhamento das famílias, com orientações sobre como proceder com possíveis casos de doentes em casa, além da higienização correta das moradias e das pessoas. Antes de iniciar a ação nas comunidades, os futuros agentes populares precisam cumprir os três módulos do curso. Nestas formações, eles recebem orientações sobre o que é o coronavírus, como cuidar da comunidade e sobre os direitos da população.

Quem quiser ser agente popular de saúde voluntário ou ter mais informações sobre a ação, deve acessar a página @maos.solidarias.pe ou no telefone (81) 9 8182-8197.

Confira em vídeo a reportagem completa:
 

Edição: Monyse Ravena