Pernambuco

Teatro do Oprimido

Núcleo de Teatro lança a websérie “Ferida” e aborda violência contra a mulher

Em um cenário social onde a violência doméstica têm crescido em vários estados, Ferida chega num momento importante

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Apresentada em três capítulos, a websérie é construída a partir de performances que se mesclam a entrevistas com pessoas que tem relação com o tema de cada episódio - Camila Silva \ Divulgação

Em meio a quarentena, o Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido (Nexto) irá lançar a websérie “Ferida” na qual trará questões como a violência contra a mulher, o assédio, a desigualdade de gênero e as consequências do machismo na vida das mulheres. Diante de um cenário social em que a violência doméstica têm crescido em vários estados, “Ferida” chega num momento importante para trazer à tona o debate e a reflexão.

Apresentada em três capítulos, a websérie é construída a partir de performances que se mesclam a entrevistas com pessoas que tem relação com o tema de cada episódio. Os capítulos “Perseguida”, “Mulheres que carregam homens” e “Devir animal” foram gravados entre 2018 e 2019 em diferentes locações, que também reforçam a discussão que cada um traz.  

Incentivada pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio de recursos do Funcultura, “Ferida”, derivou de uma pesquisa, no qual o grupo criou performances inspiradas nas relações das artistas envolvidas com seus corpos, sexualidades e gêneros. O produto desta além pesquisa, além da série, foi criação de cinco performances individuais, uma fotoperformance e um Manifesto do Gênero Performativo.  Em 2019, o Núcleo apresentou Mulheres que carregam homens no 2º Festival Feminista de Lisboa, em Portugal.

Os episódios serão lançados aos sábados, sendo neste próximo sábado (23) o lançamento do primeiro e poderão ser assistidos no site do Nexto . Os vídeos também contarão com legendas para surdos e ensurdecidos (LSE).  

Edição: Monyse Ravena