Pernambuco

Arte

Confira músicas e videoclipes lançados por artistas pernambucanos durante quarentena

Mesmo com o isolamento social, a arte continua sendo usada para expressão e reflexão sobre os dias atuais

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Ciel Santos lançou na sua página do Instagram o clipe de "Licença" - Divulgação

Desde março, com o início da quarentena e o necessário isolamento social, os noticiários foram tomados por informações acerca do novo coronavírus, como combatê-lo, condições básicas de higiene, ações de solidariedade e outras coisas. Mas, em meio a tudo isso, ainda teve bastante gente produzindo música e compartilhando esse alento nas redes para acalmar e, também, provocar reflexão. 

Pensando nisso, o Brasil de Fato Pernambuco selecionou sete artistas pernambucanos que lançaram músicas e clipes nesses dois últimos meses. Tem dos mais variados estilos musicais, do reggae ao rock experimental. Vale a pena conferir e fortalecer a cena musical do estado.

Ciel Santos - Licença
Após exato 1 ano do lançamento do seu primeiro álbum chamado “Enraizado”, o artista pernambucano natural de um vilarejo da zona rural de Bezerros chamado Sacapurana no Agreste, lançou no dia três de maio o clipe da música Licença. O clipe foi gravado no quintal da casa de Dona Taninha em Sacapurana, onde está passando a quarentena, a família foi quem fez o suporte técnico. Toda a filmagem é em formato vertical, pensado para caber no IGTV do Instagram onde o clipe está disponível. É possível ver o clipe em sua página oficial no Instagram.

PC Silva – Meu amorzin
PC Silva, cantor e compositor de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, lançou ainda no mês de abril o clipe da música “Meu Amorzin”, o primeiro single do álbum "Amor, saudade e tempo" que estava previsto para ser lançado em maio, mas teve que ser adiado para o próximo semestre. O clipe foi gravado em sua terra natal, é permeado de lembranças e saudade, o que diz muito sobre a própria canção, que foi inspirada na religiosidade da sua avó que era rezadeira em Serra Talhada e faleceu em 2018. Joana Terra, Luiza Fittipaldi, Jr. Black, Marcello Rangel e Juliano Holanda, que é produtor musical da música do álbum, fazem coro na canção, que conta ainda com uma introdução feita pela matriarca.

 

Bione – Quem é ela?
Bione, um dos novos nomes do Rap pernambucano que tem se destacado bastante no último período, lançou a música ‘Quem é ela?’, que traz reflexões sobre o seu papel na sociedade. A música está disponível das diversas plataformas digitais. Com 16 anos, Bione se destaca pelas letras e rimas que trazem reflexões sobre questões de gênero, preconceito racial e desigualdade social. Em 2018, ela venceu o Slam das Minas em Pernambuco e em 2019 lançou seu primeiro livro “Furtivo”.
 


Guma – Braba
A banda formada por três amigos que se conheceram no curso de jornalismo,  Katarina Nápoles (vocal), Carlos Filizola (guitarra)  e Caio Wallerstein (bateria), lançou no dia 17 de abril o clipe da música “Braba” que faz parte do álbum Cais, primeiro do grupo. Banda que mistura rock experimental e sonoridades brasileiras contemporâneas, a nova música conta a história de uma importante personagem do livro Mar Morto, do escritor baiano Jorge Amado: Rosa Palmeirão. A obra de Jorge Amado é o fio condutor das composições do primeiro disco de Guma.
 


Luamarte – Acalma
Naturais do município de Vitória de Santo Antão, o Duo Luamarte, formado por Joyce e Afonso Santti, lançou o clipe da música “Acalma”, que traz uma mensagem de acolhimento em meio ao isolamento social. No clipe, são mostradas vídeos do cotidiano de várias pessoas dentro de suas casas. Alguns artistas e influenciadores digitais estão presentes nos vídeos, como o cantor Nando Cordel e a influenciadora Katy Abreu. O clipe foi gravado em formato vertical para se adequar ao formato do IGTV do Instagram. 
 


N’Zambi – Derruba o Bozo
“Diretamente da República Independente da Várzea” como eles se autointitulam, a banda de reggae N’Zambi que já tem 17 anos de estrada, lançou no dia 30 de abril o single “Derruba o Bozo” que faz diversas críticas aos discursos preconceituosos e machistas proferidos pelo presidente da república. Em parceria com Samuel Negão e Vitcong Promotion, a música está disponível em lyric vídeo mas também é possível ouvir das diversas plataformas digitais.
 


Tagore – Drama
Em parceria com Fernando Dinho da banda goianiense Boogarins, Tagore lançou no último dia 8 de maio o single “Drama”. Ainda este ano, o cantor e compositor Tagore irá lançar um novo álbum chamado Maya e tem a produção do ex-Nação Zumbi Pupillo. A previsão de lançamento é para o próximo semestre.

 

 

Edição: Marcos Barbosa