Pernambuco

CORONAVÍRUS

Com quase 30 mil casos de covid-19, PE recebe mais respiradores e EPI’s

No Brasil, já são mais de 25 mil mortes e mais de 4 mil estão em investigação

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Estado recebeu 15 respiradores e mais de um milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S) - SES PE

O último boletim produzido pela Secretaria Estadual de Saúde com novas informações sobre o coronavírus em Pernambuco, lançado nesta quarta (28), totaliza 29.919 casos de coronavírus no estado. Deste total, 16.833 são casos leves e 13.086 graves, sendo que 5.083 estão internados em UTI’s ou leitos de enfermaria e 1.362 tiveram alta. Ao total, 10.102 pessoas já venceram a doença no estado. Ao todo, são 421.821 diagnósticos positivos para o coronavírus no Brasil, com 166.647 pessoas curadas e 25.598 óbitos, sendo que ainda há 4.108 mortes em investigação. 


No caso das mortes em investigação, a conclusão dos dados pode demorar até uma semana, o que impede que as famílias de se despedirem dos familiares mesmo realizando os protocolos sanitários recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Já os casos suspeitos que não chegam a ser investigados não tem os dados divulgados. Mesmo para os casos suspeitos, uma nota do Ministério da Saúde orienta que o processo para a emissão do atestado de óbito sejam o mais rápido possível e recomenda que o funeral aconteça com o menor número de familiares possível, que devem usar máscaras e não ter contato físico e se recomenda que o caixão esteja lacrado ou que o corpo seja cremado.

Letalidade e testagem


Tendo como base um estudo publicado na revista científica The Lancet feito com mais de 70 mil pessoas e outro feito pelo Imperial College London, a Universidade de Oxford e Queen Mary University,  a taxa de letalidade do coronavírus é de 1% levando em conta apenas os casos confirmados, não estado nesse cálculo os suspeitos e pessoas assintomáticas. Isso significa que quanto mais perto de 1% a taxa de letalidade de uma região, menor é o seu nível de subnotificação, já que a taxa de letalidade está relacionada a quantidade de pessoas diagnosticadas, o que é possível aferir com medidas como a testagem em massa.


No estado, a taxa de letalidade é de 8,24% e, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram realizados em Pernambuco 50.392 testes nas instituições públicas e privadas, tendo criado um protocolo específico para profissionais de saúde e a partir da última quarta o estado inicia um novo protocolo para testes nos idosos, trabalhadores sintomáticos e contatos próximos das Instituições de Longa Permanência, que são residências de idosos.

Reforços


As cidades de Caruaru e Garanhuns, que juntas já tem mais de 650 casos e vem apresentando crescimento nas estatísticas de coronavírus, receberam 15 respiradores e receberão parte do mais de um milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S), como galões de álcool em gel; máscaras N-95; máscaras cirúrgicas; luvas; aventais e óculos que serão distribuídos para mais de 10 hospitais e 14 Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). A medida é essencial para diminuir o contágio não apenas de pessoas que estão hospitalizadas com outras doenças, mas também para os profissionais de saúde, que contam com 7.513 casos confirmados na categoria. O governo também convocou mais 359 enfermeiros e enfermeiras aprovados na seleção simplificada para a atuação em hospitais da rede estadual e na Central de Regulação de Leitos, localizada no Recife. A secretaria espera um novo chamamento que poderá contratar 2.700 profissionais.

Isolamento


Para direcionar as ações dos governo estaduais e municipais no combate à covid-19, o mapa do isolamento social fornece informações sobre o percentual de pessoas que estão cumprindo as medidas restritivas. De acordo com a empresa In Loco, que vem sistematizando os dados de todo o país, o maior índice de isolamento no Brasil foi em 22 de março, chegando aos 62%. Na última medição nacional, feita nesta quarta (27), o índice médio é de 41,1%. Pernambuco tem o percentual de isolamento de 46,5% e junto com Amapá, Acre e Ceará são os estados com maiores indicadores de isolamento, mas ainda abaixo da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 70%. Confira os índices:

Edição: Monyse Ravena