Sintonize

Importância do PAA para as mulheres agricultoras é destaque do programa Bem Viver

Ouça também entrevista com pai Ricardo de Moura, líder comunitário e religioso em MG

Ouça o áudio:

Movimentos rurais e urbanos pressionam pela liberação de verbas para o PAA - Eduardo Aigner/MDA
Ouça também entrevista com pai Ricardo de Moura, líder comunitário e religioso em MG

O programa Bem Viver desta quarta-feira (3) fala sobre a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na vida das mulheres agricultoras. Pesquisas revelam que a política pública fortalece a autonomia das pequenas produtoras, e encontra nelas uma fonte de diversificação de alimentos.

Recente estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que, caso o orçamento do governo federal para o PAA fosse elevado a R$ 1 bilhão em 2020, 208 mil produtores familiares seriam beneficiados no contexto da pandemia, e 420 mil toneladas de alimentos seriam produzidas.

A edição também relembra os cuidados necessários para prevenir a dengue, doença que avança nos primeiros meses do ano. De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, até o final de maio, o país registrou 778 mil casos prováveis da doença e 372 óbitos.

Reportagem do Brasil de Fato faz ainda um resgate sobre como outras doenças causadoras de pandemias foram erradicadas ao longo da história. De acordo com os especialistas ouvidos, olhar para o passado ajuda a entender a gravidade da covid-19.

No quadro Comida de Verdade, o ouvinte aprende a fazer peixinho empanado. O peixe da receita é a ora-pro-nóbis, uma planta alimentícia não convencional (PANC) rica em proteínas e ferro.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Mayara Paixão