Pernambuco

CENSURA

Artigo | Por que o Fora Bolsonaro incomoda algumas pessoas?

A truculência de grupos bolsonaristas está rompendo os limites da legalidade em vários locais e circunstâncias

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Sindicato fixou faixas por campus da universidade e após alguns dias, faixas apareceram rasgadas - ADUFERPE

 

Após a colocação de uma faixa com as frases: "Pela Universidade Pública e pela Vida. Fora Governo Bolsonaro", no gradil da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, que foi rasgada por um bolsonaristas, inclusive filmando o seu ato de vandalismo; a Associação dos Docentes da UFRPE (Aduferpe) colocou mais três faixas nos gradis do campus de Dois Irmãos, que, novamente, foram vandalizadas. De certa forma, isso já era esperado, pois a intolerância e a truculência de grupos bolsonaristas estão rompendo os limites da legalidade em vários locais e circunstâncias, como se vê em recentes ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). Infelizmente, nem as universidades, espaços de pensamento livre e crítico, são poupadas das ações desesperadas daqueles que não compartilham com os verdadeiros princípios da democracia e não sabem conviver com a liberdade de expressão.


No total, quatro faixas instaladas no gradil da universidade foram rasgadas / ADUFERPE

A Aduferpe reafirma a sua posição pelo Fora Governo Bolsonaro e não será com a remoção das faixas que isso se alterará. As faixas apenas indicam que começamos a ocupar os espaços das ruas, nos preparando para a flexibilização do distanciamento social que virá quando avançarmos no controle da Covid 19. Defendendo o Fora Governo Bolsonaro cumprimos as deliberações do Andes - Sindicato Nacional e nos juntamos ativamente às dez centrais sindicais, à Frente Brasil Popular, à Frente Povo sem Medo e a todos outros movimentos sociais e organizações que compreendem não haver possibilidade de diálogo com ministros como Paulo Guedes, que apenas oferece “granadas”, sorrateiramente colocadas no bolso dos servidores, ou Weintraub, que desmoraliza o Ministério da Educação (MEC) e agride repetida e grosseiramente as Universidades e Institutos Federais. Ou será que alguém ainda acredita que será sob a gestão do Gal. Pazuello que o Ministério da Saúde executará plano de articulação com os demais entes federativos para enfrentar a crise da pandemia?

Oportunamente, em maio passado, o plenário do STF garantiu livre manifestação do pensamento e de ideias em universidades, referendando o voto da ministra Cármen Lúcia, de 2018, para quem “universidades são espaços de liberdade e de libertação pessoal e política”. É com essa certeza e a convicção de termos sido eleitos por defendermos uma agenda democrática que se contrapõe ao obscurantismo e ao autoritarismo, convidamos toda população para fazer coro conosco: Fora Bolsonaro e seu governo de morte!

Edição: Vanessa Gonzaga