Pernambuco

PERNAMBUCO

Em menos de 24 horas, outdoors com “Fora Bolsonaro” são censurados em Petrolina

Outdoors faziam parte de ato nacional da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Em menos de 24 horas parte dos outdoors que fazem menção ao presidente foram cobertas - Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares

Na tarde da última quarta feira (17), a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares publicou na cidade de Petrolina quatro outdoors, com mensagens em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e contra a política adotada pelo presidente Jair Bolsonaro. O ato simbólico marca posição da Rede contra a negligência do governo Bolsonaro, que tem se posicionado e agido contra todas as orientações de especialistas e órgão internacionais para evitar o avanço da pandemia de coronavírus no Brasil. De acordo com os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) publicados em 17 de junho, são 955.377 casos de Covid-19 no Brasil e 46.510 óbitos. 

Depois de Florianópolis, em Santa Catarina, o município de Petrolina, no Vale do São Francisco, foi o segundo a receber os outdoors em quatro pontos da cidade, na tarde da quarta (17), quando fotos que mostram as placas com a frase “O SUS salva vidas, Bolsonaro não”. Já na manhã desta quinta (18), três outdoors tiveram parte da frase e o rosto do presidente coberto. Apenas um foi mantido, já que fica em um terreno particular e o dono do local afirmou que não haveria problema em manter a mensagem da placa.


Médicos decidiram se manifestar forma símbólica contra a postura de Jair Bolsonaro / Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares

Uma fonte que pediu para não ser identificada comentou que essa é “uma prática recorrente na cidade” e que grupos políticos de oposição a gestão municipal já haviam sido impedidos de publicar outros outdoors pela cidade. Para ela, “estamos vivendo um momento estranho em Petrolina. Nem na ditadura militar a gente sofria esse tipo de repressão”. 

Aristóteles Cardona, médico de família e comunidade e membro da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares afirma que o episódio deixou os profissionais de saúde perplexos “Aqui em Petrolina estamos indignados com a história. Vamos discutir como nos posicionar” ele também coloca a possibilidade acionar a justiça para que o outdoor volte a ser publicado. A equipe do Brasil de Fato Pernambuco tentou contato com a empresa que gerencia os outdoors, mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria.

Edição: Monyse Ravena