Pernambuco

FESTA

São João em casa: Cidades pernambucanas preparam lives de São João

Lives, sites e campanhas de solidariedade farão parte da festa em cidades como Recife, Caruaru e Arcoverde

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Cidades tiveram as festas canceladas para evitar alta de transmissão e direcionar recursos para combate ao coronavírus - Prefeitura Municipal de Petrolina

 

O São João é uma das festas mais tradicionais do nordeste e em Pernambuco isso não é diferente, mas, este ano, os arraiais tiveram que se reinventar devido à pandemia e impossibilidade de reunir as multidões que frequentam as festas juninas. Assim, os municípios pernambucanos que costumam celebrar a festa vão fazer seus arraiais online para se conectar às multidões de apaixonados pelo São João.

O São João do Recife contará com duas Forroviocas que levarão apresentações volantes com 48 atrações para percorrer todas as regiões da cidade nos dias 23, 24, 26, 27, 28 e 29, das 18h às 22h; além de uma missa no Morro da Conceição transmitida pela internet, seguida de uma procissão sem público dos Santos Juninos até o Sítio da Trindade no dia 23 de junho. Haverão também oito apresentações artísticas transmitidas no canal do YouTube da Prefeitura através de lives nos dias 23 e 29.

Na cidade de Caruaru, chamada de Capital do Forró, a campanha "São João Caruaru Solidário 2020" vai arrecadar fundos para a doação de cestas básicas ao setor produtivo do São João, que está sendo afetado diretamente com a impossibilidade da realização da festa no formato tradicional, visto que são mais de 6 mil trabalhadores diretos e 12 mil indiretos, entre artistas, artesãos, bacamarteiros, barraqueiros,  serviços gerais e outros que atuam durante os festejos juninos do município serão afetados.

Quem tiver interesse em colaborar com alguma doação financeira ou com a arrecadação de alimentos pode acessar o site para conferir os pontos de arrecadação e a conta disponibilizada para a doação de valores. Assim, quem constrói e dá tanta alegria para as pessoas nas festas juninas todos os anos estará menos vulnerável este ano.

Arcoverde também conta com uma campanha de solidariedade. A tradicional Caminhada do Forró vai realizar uma live solidária no domingo (21)  às 14h em parceria com Coletivo Cultural de Arcoverde (Cocar), em parceria com a Fundação Terra e a Associação de Sanfoneiros (Amucusar). A transmissão será feita pelo do Canal do YouTube da Fundação Terra e pela página da Caminhada do Forró no Facebook para levar o São João arcoverdense para a casa das pessoas. 

A campanha tem o objetivo de arrecadar doações para os artistas locais que costumam participar do evento e estão sofrendo as consequências da pandemia. Para doações financeiras, foi disponibilizada a conta:

COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde – CNPJ 11.434.117/0001-08

Banco do Brasil –

Agência 0068-X/ Conta 28.304-5

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 98854-0661.

Já o São João na Serra Negra, na cidade de Bezerros, o de Petrolina e o de Limoeiro foram cancelados pelas suas respectivas prefeituras, anunciaram que os valores que seriam gastos com a festas deveriam ser realocados para a saúde pública, em razão da necessidade em investimento no combate à Covid-19.

 

Edição: Vanessa Gonzaga