Pernambuco

COMUNICAÇÃO

Curso de Formação em Comunicação Popular e Rede Social está com inscrições abertas

Curso online vai debater papel social e político da comunicação e é organizado por movimentos populares

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Curso vai misturar teoria e prática voltadas ao debate da comunicação popular e do uso das redes sociais - Marcelo Camargo/Agencia Brasil

Não é de hoje que a sociedade vivencia um momento onde uma avalanche de notícias falsas são disseminadas para as pessoas em diversos veículos já conhecidos por essa prática. A batalha contra a desinformação já vem sendo travada há muitos anos pelas mídias populares mas, nesse momento, essa disputa ganha centralidade quando membros do governo Bolsonaro e seus aliados são investigados por disseminar fake news.

:: Leia mais: STF forma maioria pela manutenção do "inquérito das fake news" contra bolsonaristas ::

Pensando neste momento de crise que o Brasil vivencia, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), em parceria com o Brasil de Fato, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), as campanhas Mãos Solidárias e Periferia Viva e a Frente Brasil Popular, estão construindo o Curso de Capacitação em Comunicação Popular e Rede Social, a ser realizado em formato online de julho a outubro deste ano.

Segundo Caetano de Carli, professor da UFAPE, o curso surge a partir da análise de que “na atual conjuntura de crise que vivemos, temos que colocar a Universidade à serviço da luta social e esse curso, ele é um espelho disso”. Voltado não somente para os estudantes universitários, De Carli complementa que “está aberto a todas aquelas e aqueles que querem ser um comunicador popular e contribuir com esse processo de formação massiva que necessitamos estabelecer na sociedade brasileira para combater o obscurantismo, o fascismo, o machismo, a LGBTfobia,o racismo e o capitalismo.”

Com uma ampla abrangência de temas, o curso de Comunicação Popular terá início no dia 04 de julho às 14h. A primeira etapa será introdutória sobre a conjuntura da sociedade brasileira mas nas etapas serão trabalhados outros temas, como comunicação popular e comunitária, segurança nas redes e ferramentas de comunicação. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho e podem ser feitas através de um formulário online.

Edição: Vanessa Gonzaga