Ceará

Agroecologia

Feira Agroecológica e Solidária de Sobral comemora 3 anos com programação online

A celebração acontece hoje, 24 de junho, a partir das 15h, com transmissão ao vivo pelo Facebook do Cetra.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Na Feira são comercializados produtos como peixe, galinha caipira, ovos, nata, mel, húmus de minhoca, artesanato, mudas e muito mais - Foto: Arquivo Cetra

Nesse mês de junho, a Feira Agroecológica e Solidária de Sobral completa 3 anos de existência. A Feira Agroecológica, que acontece na segunda quinta-feira de todo mês na Praça de Cuba reúne cerca de 15 agricultores e agricultoras familiares do território de Sobral. A Feira Agroecológica surgiu a partir da formação da Rede de Agricultores/as Agroecológicos/as e Solidários de Sobral, e da execução do projeto Paulo Freire no território, e acontece atualmente em parceria com a Casa da Economia Solidária, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e Prefeitura de Sobral – STDE, e com o apoio do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), Projeto Paulo Freire, Governo do Estado do Ceará, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Manos Unidas e Projeto Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias/Ecoforte.

Por conta da pandemia, a Feira Agroecológica está suspensa, mas nem por isso a data comemorativa deixará de ser celebrada. Os feirantes agroecológicos, juntamente com o Cetra, irão realizar um momento de celebração do aniversário da Feira, juntamente com um arraiá agroecológico, que será realizado hoje, 24 de junho, às 15h, através de transmissão ao vivo pelo Facebook do Cetra.  

A Feira Agroecológica já conquistou vários consumidores fiéis que ficam no aguardo dos produtos agroecológicos. Na Feira são comercializados produtos como peixe, galinha caipira, ovos, nata, mel, farofa de galinha, molho de pimenta, colorau, bolos, doces, sucos, café, tapioca, frutas (mamão, banana, acerola, limão), batata, macaxeira, jerimum, pimenta de cheiro, tomate cereja, ervas medicinais (capim santo, boldo, cidreira, hortelã), mudas (ornamentais, frutas, hortaliças e medicinais), húmus de minhoca, artesanato (bolsas, panos de prato, bonecas, chapéus), entre outros.

"É um momento muito especial para todos nós, pros agricultores e pros clientes também que conseguem comprar produtos de boa qualidade, agroecológicos, sem agrotóxicos e com uma durabilidade excelente", conta a consumidora Aldênia Almeida, tecnóloga em recursos hídricos e doutora em Agronomia, que frequenta a Feira Agroecológica desde o seu início.  

É preciso lembrar também que a Feira Agroecológica e Solidária de Sobral atuou como sementeira para outras feiras agroecológicas nascerem na região. Além da feira da Praça de Cuba, ocorrem as Feiras Agroecológicas e Solidárias nos distritos de Taperuaba, Aracatiaçu, e nas comunidades Contendas, Casaforte, São Francisco e Sítio Croatá, todas na Serra do Rosário, e mais recentemente, a feira de Senador Sá em parceria com o STTR e Fórum Cearense pela Vida no Semiárido. Todas essas feiras, assim como outras em demais localidades no estado, fazem parte da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará.

"A Feira Agroecológica e Solidária de Sobral é muito importante pra nós sobralenses, mas não só para nós. Digo isso porque trata-se de um território que traz companheiros de outras cidades a fazer parte dessa dinâmica. Todos nós com o mesmo objetivo que é levar um alimento saudável, livre de agrotóxicos, para a mesa do sobralense por um preço justo", afirma a agricultora Flaviana Lima, coordenadora da Rede de Agricultores/as Agroecológicos/as e Solidários/as do Território de Sobral e integrante da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará.

Edição: Francisco Barbosa