Paraíba

DIVERSIDADE

Gui Gomiero fala sobre a série 'Desenrolando', voltada para discutir temas LGBTQIA+

Em conversa com o BdF, o produtor cultural conta o que está desenvolvendo neste mês que marca o Orgulho Gay

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Gui Gomiero - Arquivo Pessoal

Historicamente, o dia 28 de junho é celebrado como Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, essa data decorre da resistência de um grupo de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que frequentavam o bar Stonewall Inn em Nova York - Estados Unidos. Esse grupo  passava por perseguições e no dia  28 de junho de 1969 as pessoas que frequentavam o Stonewall sofreram por dois dias consecutivos invasões por parte da polícia. A partir deste acontecimento, iniciou-se uma resistência articulada que no ano seguinte protagonizou a primeira marcha do orgulho LGBTQIA+ em Los Angeles e Chicago a marcha foi no dia 28 de junho de 1970. 

Junho ficou marcado como o mês de referência e visibilidade para o grupo LGBTQIA+. Sendo assim, inúmeros artistas, pessoas do meio LGBTQIA+, algumas instituições promovem ações para tratar deste tema. O produtor de eventos e criador de conteúdo digital Gui Gomiero nos concedeu uma entrevista para falar sobre seu projeto que está sendo desenvolvido neste mês de referência e lutas.  Gui Gomiero, 30 anos, natural de São Paulo - capital. É produtor de eventos corporativos e criador de conteúdo digital e um dos últimos grandes projetos que executou foi Rock In Rio antes da Pandemia. 

Gui nos conta que a pandemia impôs uma nova dinâmica de trabalho e de vida: "Eu sempre fui conhecido como o 'blogueiro' dos produtores pelos meus colegas de trabalho por em paralelo criar conteúdos para meu Instagram, mas com a pandemia, minha área foi uma das grandes atingidas. Trabalhamos com aglomerações, montamos feiras, festivais, então, nesse momento, acredito que seremos os últimos a retornar para nosso ofício. Diante disso, durante a quarentena, peguei o COVID-19, fiquei isolado no meu quarto por 14 dias, e comecei a gerar conteúdo falando sobre o assunto dando recomendações e contando para as pessoas meu dia-a-dia para ajudá-las com informações diante diagnóstico médico para auxiliar a todos no começo da pandemia aqui no Brasil (Março/2020)."

Por conta dessa distuação, Gui Gomiero começou a receber apoio de todos para continuar criando conteúdos para seus seguidores, o que o levou a criar o Desenrolndo com Gui Gomiero. "No dia 17 de maio, dia internacional do combate a LGBTQIA+ fobia, eu fiz uns stories falando sobre o dia, e tive diversos questionamentos de pessoas de todas tribos sobre o significado das novas letras. Foi aí então que me deu um estalo para criar um quadro no meu IGTV, no Instagram, 'DESENROLANDO COM GUI GOMIERO'. Iniciando esse projeto no mês da maior parada orgulho LGBTQIA+ do mundo, aqui em São Paulo, eu convidei pessoas influentes e anônimas de todas sexualidades e gêneros para compartilhar um pouco de sua história, falando um pouco mais da sua luta dentro das siglas para que todas as pessoas conhecessem um pouco mais de cada universo. Busquei uma linguagem para todos os públicos entenderem, e meus entrevistados cooperaram com isso! Então posso dizer que por mais a temática do meu quadro inicial seja sobre LGBTQIA+, o conteúdo em si é para TODOS os públicos! Terminando essas sequências de letras, vou me aprofundar mais entrevistando pessoas para falar sobre adoção de crianças nesse meio, lutas, conquistas, quero abordar todos tipos de temas que precisam de voz para que as pessoas conheçam mais um pouco mais de todos universos, não só o LGBTQIA+, mas também quero mais pra frente abordar um bate papo com ativistas de várias vertentes, feminismo, racismo, desmatamento, vegano, enfim... O quadro 'DESENROLANDO', quero que as pessoas se juntem a ele para conhecer e se juntar a causas que precisam de voz no mundo que vivemos hoje", explicou Gui.


Card de Divulgação da série "Desenrolando" / Reprodução

Gui Gomiero ainda nos dá um spoiler dos convidados de acordo com cada tema que será abordado no IGTV de seu perfil @guigomiero: 

Lesbica - @karinahmor
Gay - @ojeanluca
Bi - @euaisha
Trans - @migluelfilpi 
Queer - @leandrocollingufba
Intersexo - @dionne.freitas 
Assexual - @monica_lour / @assexualidade.brasil 
+ Não Binário - @realserginho
+ Drag Queen - @thaliabombinha 
+ Travesti - @amanda.palhaa
+ Pan - @luanawolff.oficial
+ Andrógino - @g.oan

Os primeiros vídeos com os entrevistades já estão no ar e todos os vídeos estão publicados no feed, ou seja, pode ser assistido a qualquer momento. A série “LGBTQIA+” serão lançados diariamente às 20h no IGTV do produtor Gui Gomiero. 

Edição: Heloisa de Sousa