Rio Grande do Sul

ELEIÇÕES

Dirigente se desincompatibiliza da coordenação da Asufpel para concorrer à vereança

Sindicalistas do Brasil, por força da lei eleitoral, tiveram que se afastar de suas funções nas entidades sindicais

Porto Alegre | BdF RS |
Tereza Fujii é coordenadora geral do Sindicato ASUFPEL e diretora da FASUBRA Sindical - Divulgação

No município do doce, a coordenadora geral do Sindicato Asufpel e diretora da Fasubra Sindical, Tereza Fujii, se desincompatibiliza dos mandatos eletivos para se colocar como pré-candidata à vereadora.

Os/as sindicalistas do Brasil, por força da lei eleitoral, tiveram que se afastar de suas funções nas entidades representativas no dia 3 de junho de 2020. O calendário eleitoral prevê que os dirigentes sindicais deixem seus cargos nos quais receberam votação no mínimo 4 meses antes do pleito municipal.

Fujii, que é uma das gestoras das entidades de Pelotas/RS e de Brasília/DF, argumentou que a ideia de se colocar à disposição na corrida eleitoral deste ano, veio de um grupo de 'companheiros/as' e por acreditar que é possível transformar boas ideias em ações que contribuam com a povo. "O motor de transformação de nossas vidas é a política! Precisamos estar juntos, construindo e valorizando elas e eles, a ideia é ocupar estes espaços, e assim lutar por direitos e respeito ”, esclareceu a sindicalista.

Tereza Fujii é pré-candidata a vereança em Pelotas/RS, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). É aposentada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a qual dedicou 40 anos de sua vida. Tem formação em Gestão Pública e atuação direta e indireta com a defesa dos servidores/as públicos/as e da comunidade pelotense nos últimos 30 anos, seja pela militância de base ou pela direção sindical. 

Diversos gestores sindicais se afastaram para concorrer aos cargos públicos de Vereadores e Prefeitos. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), Amarildo Cenci, em declaração recente ao site da Central, manifestou sua satisfação em ver novos quadros que defendem a classe trabalhadora se colocarem à disposição da sociedade. “Esses bravos companheiros e essas valorosas companheiras estão cumprindo uma das resoluções do 15º Congresso Estadual da CUT, que estimula dirigentes sindicais a disputarem as eleições municipais deste ano, a fim de aumentar os representantes dos trabalhadores e das trabalhadoras nas câmaras de vereadores, onde são feitas as leis e aprovadas as destinações dos recursos públicos de cada cidade”.

O Senado, devido a pandemia da covid-19 e por pressão da sociedade, aprovou na semana passada os dias 15 e 29 de novembro de 2020 como novas datas para a eleição municipal. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre, argumentou que a decisão foi sinal de maturidade. Agora, a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) segue para a Câmara dos Deputados, onde passará por votação.

Edição: Katia Marko