Rio de Janeiro

PREVENÇÃO

Anvisa atualiza orientações sobre controle da qualidade de alimentos na pandemia

Medida é preventiva; até o momento não há evidências de que o novo coronavírus seja transmitido por alimentos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Os documentos abordam os requisitos higiênico-sanitários, como higiene das mãos, dos ambientes de trabalho e das superfícies de contato
Os documentos abordam os requisitos higiênico-sanitários, como higiene das mãos, dos ambientes de trabalho e das superfícies de contato - Dan Gold | Unsplash

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as orientações para empresas de alimentos sobre o reforço das boas práticas de fabricação e manipulação de produtos alimentícios durante a pandemia. A medida visa a proteger a saúde dos trabalhadores e clientes.

“Até o momento não há evidências científicas de que o novo coronavírus (Sars-CoV-2) seja transmitido por produtos alimentícios. No entanto, boas práticas de fabricação e manipulação continuam sendo necessárias, além de cuidados com trabalhadores e clientes”, explica a coordenadora do Núcleo Técnico de Alimentos do Instituto Nacional Controle Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz), Rosane Alves.

Leia também: Prato cheio | Inverno chegou: é preciso ter atenção com a frieza e a secura no corpo

A Anvisa publicou três documentos com informações sobre o uso de luvas e máscaras nos estabelecimentos alimentícios (Nota Técnica NT 47/2020), produção  segura de alimentos (Nota Técnica NT 48/2020) e orientações para os serviços de alimentação com atendimento direto ao cliente, o delivery (Nota Técnica 49/2020).

Os documentos abordam os requisitos higiênico-sanitários, como higiene das mãos, dos ambientes de trabalho e das superfícies de contato, orientações sobre a saúde do trabalhador e conduta pessoal; equipamentos de proteção; e segurança, com o comunicado de infecção ou suspeita de covid-19 e afastamento do funcionário da empresa.

Fonte: Agência Fiocruz

Edição: Mariana Pitasse