Rio de Janeiro

POLÍTICA PÚBLICA

Câmara de Niterói (RJ) aprova cotas raciais em concursos públicos

O Estatuto Municipal de Igualdade Racial também prevê medidas de combate ao racismo e de reparação ao povo negro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Representantes de movimentos populares acompanharam a votação na Câmara Municipal de Niterói - Foto: Evelyn Lee

A Câmara Municipal de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, aprovou quinta-feira (9) a reserva de 20% das vagas nos concursos públicos da cidade para os que se declararem negros. A medida está prevista no Estatuto Municipal de Igualdade Racial (N° 3110/2014), de autoria da vereadora Verônica Lima (PT), e também vale para os concursos do Poder Legislativo.

"Lutamos muito ao lado dos movimentos sociais e ativistas por essa conquista. As cotas são fundamentais para combater a desigualdade racial em nossa cidade e em todo país", disse Verônica Lima.

Leita também: Mortes fora de hospitais dobraram na cidade do Rio entre abril e maio, aponta estudo

Desde a aprovação do Estatuto, diversas indicações legislativas e atividades foram realizadas pela regulamentação. Durante a votação também estiveram presentes representantes de movimentos populares, como o Levante Popular da Juventude, o Fórum de Mulheres Negras e o Movimento Negro Unificado (MNU).

"Essa luta é muito antiga em todo o movimento negro brasileiro. Nesse momento de tantos retrocessos e extermínio de nossa juventude, Niterói avança com essa grande conquista", comemorou Rebecca Vieira, militante do Levante Popular da Juventude.

::Artigo | Casos João Pedro, Floyd e Miguel expõem a urgência da luta antirracista::

O Estatuto também prevê medidas de combate ao racismo e de reparação, como a valorização da cultura negra e suas práticas religiosas, bem como garante a presença de artistas e modelos e trabalhadores negros nas peças publicitárias veiculadas pelo poder público municipal.

Edição: Jaqueline Deister