Pernambuco

SOLIDARIEDADE

Em PE, Universidades intensificam parceria com a campanha Mãos Solidárias

Instituições de Ensino Superior se juntam no "Universidades Solidárias" para ampliar ações de enfrentamento á Covid-19

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Universidades vão se organizar atividades conjuntas que fortaleçam as ações de combate à Covid-19 no estado de Pernambuco - Mãos Solidárias

Representantes das universidades públicas e particulares de Pernambuco, a Arquidiocese de Olinda e Recife e movimentos populares se reuniram na manhã de quarta-feira (15) para traçar parcerias e formas de como as instituições podem fortalecer as ações de solidariedade da Campanha Mãos Solidárias em Pernambuco, no contexto de enfrentamento ao coronavírus. Também estiveram presentes na atividade representantes da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETATPE) e do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MS). 

No encontro, ficou decidido que será organizada uma comissão de representantes das organizações para unir esforços em ações e arrecadações para a campanha. Intitulado "Universidades Solidárias", o grupo será composto pelas instituições que compõem o Consórcio Pernambuco Universitas, os  Institutos Federais de Pernambuco, a Arquidiocese de Olinda e Recife e a coordenação da Campanha Mãos Solidárias. A proposta é que a Comissão organize atividades conjuntas que fortaleçam as ações no estado de Pernambuco,  sobre os eixos da alimentação, com foco nos Bancos Populares de Alimentos, os Agentes Populares de Saúde, para o enfrentamento das doenças, a assessoria popular, com foco na garantia dos direitos, trabalho e renda e comunicação. 

Para Alfredo Macedo Gomes, reitor da Universidade Federal de Pernambuco, a campanha é a possibilidade das Universidades cumprirem ainda mais seu papel no enfrentamento ao coronavírus e suas consequências. "Desde que fomos convidados a participar desta iniciativa, nós abrimos nossas portas, porque acreditamos que é compromisso nosso o fortalecimento do diálogo da Universidade com a sociedade como um todo", afirma. Além dele, estavam presentes o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Marcelo Leão, o também reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, José Carlos de Sá, que é reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Márcio Moura, vice reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco e João Elton de Jesus, do Instituto Humanitas, da Universidade Católica de Pernambuco. 

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saborido relatou como tem sido um aprendizado para setores da igreja o engajamento nas atividades em conjunto com outras organizações "É com muito orgulho, como pernambucano, vivenciar uma ação deste tipo, em um momento tão difícil como esse. Quero aqui renovar a nossa parceria, estender as mãos, para que esta campanha prospere", diz.
 

Mãos Solidárias

A campanha nasceu no contexto de pandemia do coronavírus e é a soma de diversas organizações, voluntários e movimentos populares da Frente Brasil Popular, no enfrentamento ao coronavírus através da solidariedade. O Mãos Solidárias teve início com o projeto “Marmitas Solidárias”, organizando a distribuição de refeições para as pessoas em situação de rua do Recife. Posterior a esta ação,agora se consolidam outras frentes de trabalhos como: a arrecadação e distribuição de cestas básicas, confecção de Máscaras Solidárias, Assessoria Popular Solidária e a formação para Agentes Populares de Saúde. Em Pernambuco, acontecem ações nas cidades de Recife, Caruaru, Olinda, Petrolina e Garanhuns.

Edição: Vanessa Gonzaga