Pernambuco

COLUNA DOS CLUBES

Coluna Timbu | Domingo é dia de Futebol

É preciso refletir a respeito da real necessidade dos campeonatos retornarem nesse momento

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Será que é correto expor os atletas e demais trabalhadores a esse risco, sobretudo com a insuficiência de testes? - Caio Falcão/Náutico

Por uma feliz coincidência, o futebol brasileiro terá o retorno da maioria dos seus campeonatos neste domingo, dia 20 de julho, que é, também, o Dia Nacional do Futtebol. É compreensível, de certo modo, o anseio de muitos torcedores e dos clubes para o retorno dos campeonatos. Para os torcedores, é a oportunidade de alimentar a sua paixão e ter um tempo de lazer, especialmente diante dos dias difíceis proporcionados pela pandemia, ao passo que para os clubes é um alívio financeiro, pois, sem os jogos, há uma queda brusca de receita e as contas não fecham. Em princípio, todos ganhariam. 

No entanto, é preciso refletir a respeito da real necessidade dos campeonatos retornarem nesse momento, em que a pandemia ainda não se encontra controlada e as consequências de tal decisão. Em Santa Catarina, tentou-se retomar no começo de julho, mas, após seis dias do retorno, teve-se que novamente suspender o campeonato, em razão de vários atletas terem sido diagnosticados com o coronavírus. Será que é correto expor os atletas e demais trabalhadores a esse risco, sobretudo com a insuficiência de testes?

O risco é real. O vírus permanece próximo. Tanto é assim que o Náutico teve dois jogadores do elenco diagnosticados com o coronavírus: o craque do time no ano, o meio de campo Jean Carlos e o lateral William Simões. Infelizmente, por estar numa fase em que consegue transmitir o vírus, o meia Jean Carlos não poderá participar dois jogos contra o Salgueiro e o Bahia. Uma baita desfalque em dois jogos que são verdadeiras finais. 

No campeonato pernambucano, para não depender de nenhum resultado, o Náutico precisa vencer o Salgueiro, fora de casa, no estádio Cornélio de Barros. Jogar no sertão é sempre uma dureza. Por outro lado, na partida seguinte pela Copa do Nordeste, a pedreira é ainda maior.  Além de precisar da vitória para não depender dos resultados, o timba enfrentará o Bahia. Para complicar ainda mais, o jogo será na Bahia, no estádio de Pituaçu, que, embora não seja a Fonte Nova, é um estádio que o Bahia já se encontra familiarizado. A partida será duríssima. 

O torcedor alvirrubro está com saudades do seu time de coração. Nada melhor do que matar essa saudade com dois jogos que têm vários ingredientes de uma decisão.

Edição: Vanessa Gonzaga