Rio Grande do Sul

VIOLÊNCIA

Comitê Gaúcho da ONU Mulheres lança Campanha Máscara Roxa na região Metropolitana

Campanha permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores em farmácias

Porto Alegre | BdF RS |
Deputado Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, lembra que qualquer farmácia pode aderir, mesmo as que não fazem parte de grandes redes - Leandro Molina

A região Metropolitana de Porto Alegre recebe nesta terça-feira (21), às 10h30, o lançamento da Campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores em farmácias. A agenda é promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, e contempla as 32 cidades da Granpal - Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, Amvars - Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos e Ampara - Associação dos Municípios do Vale do Paranhana.

O lançamento será virtual, em uma plataforma de videochamada para reuniões. Além do deputado estadual Edegar Pretto, que coordena o Comitê Gaúcho ElesPorElas, participam representantes de órgãos de segurança, governo do Estado, Poder Judiciário e movimentos de mulheres que ajudaram a construir a campanha. Ainda foram convidados proprietários de farmácias, lideranças locais e representações de instituições e da sociedade. A imprensa também poderá participar e terá espaço para perguntas ao final. 

Como funciona a campanha

Lançada no dia 10 de junho no RS, a Campanha Máscara Roxa permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Até o momento, farmácias de dez municípios gaúchos já receberam denúncias, em Venâncio Aires, Bento Gonçalves, Casca, Pinhal, Capão da Canoa, Vitória das Missões, Rio Grande, Pelotas, Capão do Leão e Porto Alegre.

Uma semana após o lançamento, ultrapassou o dobro do número inicial de farmácias com adesão. A campanha começou com 600 farmácias, e já são 1.314 unidades de quatro redes envolvidas. Dos 32 municípios de abrangência da Granpal, Amvars e Ampara, 29 já possuem farmácias participantes. Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem.

Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias. 

Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, lembra que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 99199.3641 | [email protected]

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.


A região Metropolitana de Porto Alegre recebe nesta terça-feira (21), às 10h30, o lançamento da Campanha Máscara Roxa / Divulgação

Outros lançamentos regionais

Até o final de agosto o Comitê Gaúcho da ONU Mulheres também lançará a Campanha Máscara Roxa nas regiões Fronteira Oeste, Noroeste, Missões, Planalto Médio, Serra, Campos de Cima da Serra, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Carbonífera e Alto Uruguai. Os lançamentos virtuais já ocorreram nas regiões Norte, Centro, Celeiro, Sul, Planalto, Alto da Serra do Botucaraí e Litoral Norte, abrangendo ao todo 186 cidades.

Dos 14 municípios da Metropolitana, 13 possuem Farmácias Amigas das Mulheres

- Alvorada (Associadas / Agafarma)

- Cachoeirinha (Associadas / Dermoca - Farmácia de Manipulação / Agafarma / Tchê Farmácias)

- Canoas (Associadas / Unifarma / Agafarma / Preço Mais Popular)

- Eldorado do Sul (Associadas / Agafarma)

- Esteio (Preço Mais Popular)

- Gravataí (Associadas / Agafarma / Preço Mais Popular)

- Guaíba (Associadas / Agafarma / Preço Mais Popular/ Tchê Farmácias)

- Nova Santa Rita (Associadas / Vida Farmácias)

- Porto Alegre (Associadas / Vida Farmácias / Boaformula Farmácia de Manipulação / Hydratus Dermatologia Farmacêutica / Agafarma / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias)

- Santo Antônio da Patrulha (Associadas / MRA Farmácia Eireli / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias)

- Sapucaia do Sul (Associadas / Preço Mais Popular)

- Triunfo (Associadas / Vida Farmácias)

- Viamão (Associadas / RedeFarma Viamão / Agafarma)

Dos 12 municípios do Vale dos Sinos, 10 possuem Farmácias Amigas das Mulheres

- Araricá (Associadas)

- Campo Bom (Vida Farmácias / Agafarma / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias)

- Dois Irmãos (Vida Farmácias / Tchê Farmácias)

- Estância Velha (Vida Farmácias / Agafarma)

- Ivoti (Vida Farmácias / Tchê Farmácias)

- Lindolfo Collor (Agafarma)

- Nova Hartz (Associadas / Agafarma / Tchê Farmácias)

- Novo Hamburgo (Associadas / Vida Farmácias / Agafarma / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias)

- São Leopoldo (Associadas / Vida Farmácias / Farmácia Municipal de São Leopoldo / Agafarma / Preço Mais Popular)

- Sapiranga (Associadas / Vida Farmácias / Agafarma / Tchê Farmácias)

Os seis municípios do Vale do Paranhana possuem Farmácias Amigas das Mulheres

- Igrejinha (Associadas / Vida Farmácias)

- Parobé (Associadas / Vida Farmácias / Agafarma / Tchê Farmácias)

- Riozinho (Vida Farmácias)

- Rolante (Vida Farmácias / Agafarma)

- Taquara (Associadas / Vida Farmácias / Agafarma / Preço Mais Popular)

- Três Coroas (Agafarma)

Para participar da reunião, clique aqui no link.

Edição: Katia Marko