Pernambuco

CORONAVÍRUS

Mesmo com queda no total de casos, Sertão Pernambucano tem crescimento da covid-19

Estado registrou queda de quase 5%, mas em Ouricuri e Cabrobó casos aumentaram 90,1% e 147% respectivamente

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Cidades do Sertão passam por alta no número de casos, mas se mantém na fase 4 do Plano de Convivência com a Covid-19 - Prefeitura Municipal de Dormentes

No período de 13 a 19 de julho, Pernambuco teve uma leve redução no número de casos e de mortes. Esta foi a 18ª semana de disseminação interna do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no estado, sendo a 28ª no Brasil. Apesar do aumento por duas semanas consecutivas, hoje (20) está autorizada a prática de esportes em clubes sociais, bem como aulas práticas e de estágio curricular presenciais relativas ao primeiro semestre letivo na Região Metropolitana do Recife. Em contrapartida, no sertão, a Prefeitura de Petrolina inicia segunda semana de fechamento do comércio e serviços para tentar conter o avanço no número de casos.

Na última semana, o estado registrou 6.981 novos casos de Covid-19, uma diminuição de 360 casos (-4,9%) em comparação à semana anterior (que teria sido a com mais casos depois do pico); foram registradas 389 novos mortos, diminuição de 63 em comparação à semana anterior; e 4.612 pessoas se recuperaram da doença ao longo da semana. Contabilizando os dados de todas as 17 semanas, foi possível constatar que o estado alcançou 79.452 pessoas contaminadas, das quais 5.984 (7,5%) morreram; mais de 16 mil (21,3%) seguem em tratamento, seja ele hospitalar ou domiciliar; e outras 56.615 (71,2%) estão recuperadas. 

No período, o estado teve um índice de isolamento que variou entre 37,24 e 48%, segundo o Painel de Isolamento Social do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A taxa global de ocupação de leitos para Covid-19 chegou a 65% no dia de ontem (19). O número de pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) correspondia a 77% da capacidade, já a das enfermarias correspondia a 53%.

A partir desta segunda-feira (20), os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e das Matas Norte e Sul entram na Etapa 6 do Plano de Convivência. Com isso, será liberado o funcionamento de serviços de alimentação, em horário reduzido, e academias de ginástica, com novos protocolos. Além disso, desde ontem (19) está liberada a realização de jogos de futebol, ainda sem público, em todo o estado. Em acordo firmado entre o Governo do Estado de Pernambuco com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ficou estabelecida a realização das duas partidas finais do Campeonato Estadual na Arena de Pernambuco.

Já as cidades do Agreste pernambucano permanecem na Etapa 4 desde o último dia 13 de julho, bem como as que fazem parte do Sertão. Esta etapa permite o funcionamento das lojas de varejo de rua, salões de beleza e estética, comércio de veículos, incluindo serviço de aluguel e vistoria, com 50% da carga, construção civil com 100% do efetivo e shoppings centers com atendimento presencial. 

Aumento de casos

Diversas cidades do Sertão pernambucano vem tendo um aumento expressivo no número de casos. Entre elas está Ouricuri, no Sertão do Araripe, que atingiu seu pico na última semana com 154 casos confirmados da doença, o que representa um aumento de 90,1% em comparação com o início do mês; além de 79 curas e 6 mortes. Apesar disso, o município está na etapa 4 do Plano de Convivência e na última semana, a cidade teve um índice de isolamento que variou entre 37,12 e 46,9%, segundo o Painel de Isolamento Social do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O Brasil de Fato Pernambuco tentou entrar em contato com a prefeitura para saber quais as medidas estão sendo tomadas para conter o avanço da doença, mas até o fechamento da matéria não obteve respostas

Em Cabrobó, localizado no Sertão do São Francisco, o Decreto nº 42/2020 que estabelecia medidas mais restritivas de enfrentamento do Covid-19 até o dia 15 de julho foi prorrogado até 31 de julho pelo Decreto nº 43/2020 pelo prefeito Marcílio Cavalcanti. O decreto autoriza o funcionamento apenas de serviços essenciais; mantém o toque de recolher das 20 às 5h; proíbe as celebrações em igrejas e templos relogiosos; entre outras medidas. O município teve um aumento de 147% no número de casos desde o início do decreto, em 03 de julho de 2020, até ontem (19), subindo de 93 para 230 novos casos no período. Por outro lado, o número de recuperados aumentou de 40 para 155 pessoas e não houve nenhuma morte no período, permanecendo em 02 desde o início de julho. 

Já Petrolina, também no Sertão Pernambucano, se mantém em um regime de isolamento restrito desde a última segunda-feira (13). Segundo um boletim disponibilizado pela Prefeitura, até ontem (19) foi registrado um total de 1.945 pessoas contaminadas em todo o período, apresentando um aumento de 444 (+29,5%) casos na última semana, mas também um aumento das curas clínicas de 587 para 719 e de número de mortos de 35 para 43. No entanto, durante este final de semana, o município não registrou nenhum novo caso ou morte por Covid-19.

Em nota, o Governo do Estado informou que a avaliação de mudança de fases no Plano de Convivência é feita pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 de Pernambuco e é contínua, levando em consideração indicadores de saúde, como o número de casos registrados, de óbitos, pressão sobre a rede hospitalar, entre outros fatores que contribuem para o planejamento de combate à pandemia. A análise baseia a implantação de medidas restritivas específicas e a possibilidade de recuo das regiões na retomada das atividades econômicas.

Edição: Vanessa Gonzaga