Pernambuco

COMUNICAÇÃO.

Ciclo de Oficinas para Comunicadores Populares da UFPE começa neste sábado (25)

As atividades são complementares ao Curso de Comunicação Popular e Redes Sociais e vão orientar produção jornalística

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Oficinas irão orientar a prática de produtos como textos, podcasts, edição de áudio e vídeo e como identificar notícias falsas - Agência Brasil

Iniciado no último dia 04 de julho, o Curso de Comunicação Popular e Redes Sociais inicia neste sábado (25) uma nova modalidade de formação dos comunicadores populares em uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco a partir de oficinas para orientar a prática de produtos como textos, podcasts, edição de áudio e vídeo e como identificar notícias falsas. 

:: Leia :: “Curso de Comunicação Popular e Rede Social” começa neste sábado (04)

Como parte da ações dos Observatório da COVID 19 da Universidade Federal de Pernambuco será realizado o “Ciclo de Oficinas para Comunicadores Populares”, a partir de encontros quinzenais online, realizados entre agosto e outubro de 2020, pelo YouTube, sempre aos sábados às 15 horas. O encontro deste sábado vai ter como tema “Técnica de Produção: a pauta” e será ministrado por Adriana Santana, Professora do cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet do Departamento de Comunicação da UFPE e coordenadora e apresentadora do programa Fora da Curva.

Nas oficinas que compõem o Ciclo, serão apresentados procedimentos e ferramentas de produção de conteúdos que vão auxiliar  a elaboração de material informativo em torno da pandemia da COVID 19 destinado a espaços populares e periféricos. 

As oficinas fazem parte do conteúdo programático do Curso de Capacitação em Comunicação Popular e Redes Sociais”, mas terão transmissão aberta e podem ser acompanhadas livremente pelo canal do Brasil de Fato no YouTube. Para os já inscritos no Curso de Comunicação Popular e Redes Sociais, as etapas são complementares ao conteúdo do curso, portanto, opcionais.

O Curso de Comunicação Popular e Redes Sociais é organizado pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) em parceria com o Brasil de Fato, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as campanhas Mãos Solidárias e Periferia Viva e a Frente Brasil Popular. As oficinas que compõem o Curso, que tem mais de dois mil inscritos, serão ministradas por professores, estudantes e egressos do Departamento de Comunicação da UFPE. Confira as etapas: 

25/07 -  Técnica de Produção: a pauta, com Adriana Santana, professora do cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet do Departamento de Comunicação da UFPE.

08/08 - Ferramentas de edição e gravação em áudio com Ivson Henrique Gomes, radialista formado no curso de Rádio, TV e Internet da UFPE e do Coletivo Obirin.

22/08 -  Produção de podcasts com Bruno Nogueira, coordenador do Curso de Rádio, TV e Internet do Departamento de Comunicação da UFPE.

05/09 - Técnicas de produção: linguagem e estilo nas linguagens sonoras com Ana Maria Veloso, coordenadora de programação da Rádio Paulo Freire. 

19/09 - Caracterização das plataformas digitais e uso para difusão de Fake News com Ivo Henrique Dantas, Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. 

03/10 - Ferramenta de edição de vídeo com Alice Gouveia, professora do curso de Cinema do Departamento de Comunicação da UFPE

17/10 - Ferramentas de produção de cards e banner Ana Sophia Ramos, diretora de arte do projeto “Rádio Paulo Freire Especial Coronavírus”.

 

Edição: Vanessa Gonzaga