Ceará

Eleições

Conheça os pré-candidatos de esquerda à Prefeitura de Caucaia

Caucaia é o único município, além da capital, em que há possibilidade legal de segundo turno

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Da esquerda para direita: Elmano Freitas, Rodrigo Santaella e Paulo Sérgio Cordeiro - Reprodução

O Município de Caucaia é o município com o segundo maior colégio eleitoral no Ceará, contabilizando mais de 220 mil eleitores, é a única cidade do estado em que há previsão legal de segundo turno, excetuando a capital, Fortaleza. O município representa a terceira maior economia do estado. Em decorrência da pandemia de coronavírus o primeiro turno das eleições deverá acontecer dia 15 de novembro, e havendo segundo turno, será realizado no dia 29 de novembro.

PCdoB

O pré-candidato Paulo Sérgio Cordeiro é jornalista, radialista e acadêmico de direito. Cresceu no distrito de Jurema, onde iniciou sua trajetória de ativista. Para o pré-candidato Paulo Sérgio, “as eleições municipais deste ano em Caucaia, segundo município em população e terceiro em economia do estado do Ceará, tem um sentido muito forte na vida de cada caucaiense. É uma vontade geral do nosso povo ver o posto de saúde com médico e remédio a semana toda, a escola com boa educação e alimentação para os alunos”. 

PT

Elmano Freitas, formado em direito pela Universidade Federal do Ceará, atuou na defesa de diversos movimentos, como a Pastoral da Terra e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Foi Secretário Municipal de Educação em Fortaleza e é deputado estadual. Segundo Elmano Freitas, “queremos apresentar uma alternativa que unifique a esquerda no município de Caucaia, que possa apresentar uma alternativa democrática, com uma nova postura política e uma nova forma de governar, que garanta a participação popular. Achamos que isso pode criar uma chama de esperança no povo de Caucaia”.

PSOL

Pré-candidato pelo PSOL, Rodrigo Santaella é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, onde iniciou sua militância, compondo o Diretório Central dos Estudantes. Professor do Instituto Federal do Ceará em Caucaia, milita no movimento sindical. “Para nós, as eleições de 2020 tem duas tarefas fundamentais, a primeira é derrotar o bolsonarismo e a segunda, que é muito importante é apresentar alternativas de esquerda. Uma esquerda que aposte e aponte para o futuro, tentando levar esperança para as pessoas”, afirmou Santaella.
 

Edição: Monyse Ravena