Rio Grande do Sul

IMPASSE

Prefeito que assumiu domingo em Viamão deve sair na terça-feira (28)

Evandro Rodrigues assumiu a prefeitura após a morte do prefeito e impasse na Câmara sobre quem ocuparia o cargo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Vereador assumiu a prefeitura após a morte do prefeito em exercício Valdir Jorge Elias por covid-19 - Divulgação/Câmara de Vereadores de Viamão

Ao mesmo tempo em que ocorria uma live na Rede Soberania e no Brasil de Fato sobre a crise da Saúde em Viamão, nesta segunda-feira (27), o prefeito interino, vereador Evandro Rodrigues (DEM), que assumiu a prefeitura na tarde de domingo (26) após ter também assumido a presidência da Câmara de Vereadores, deu uma entrevista coletiva online onde falou sobre seus planos para combater a pandemia. Ele disse ter contratado com a Secretaria Estadual da Saúde 20 leitos clínicos adicionais para colocar no Hospital da cidade.

Rodrigues não quis comentar a decisão judicial da primeira vara da comarca de Viamão, publicada na manhã desta segunda, questionando sua posse apressada e referendada apenas por mais três vereadores. Ele disse tratar-se de uma posição política e também acreditar na volta do prefeito eleito, André Machado (PSD), dentro de 15 dias. A decisão da Justiça determina que na terça-feira haja nova eleição para a presidência da Câmara de Vereadores, uma vez que Xandão Gomes (PR) renunciou alegando motivos de saúde, mas entende-se que seja para poder concorrer à reeleição, o que não poderia acontecer se assumisse o executivo.

Ele contou ainda que já tem audiência marcada com o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, para conseguir mais recursos para o combate à pandemia e talvez até mesmo a construção de hospital de campanha no Ginásio Municipal. Dizendo estar preocupado com a saúde dos viamonenses e com o aumento das mortes, pediu à população para ficar em casa e só sair se for necessário. “Evitem sair, principalmente fazer aglomerações”, disse ele lembrando que a situação de toda a região Metropolitana é muito séria. Disse ainda que pensava em contratar leitos de UTI de hospitais da região e da capital, mas lembrou que todos eles estão com dificuldades.

Oposição contesta

Na live, o diretor do comitê de crise do covid-19 em Viamão, Itamar Santos, informava que já vieram recursos para Viamão aplicar no combate à pandemia e eles iriam ao Tribunal de Contas do Estado para pedir a localização desses recursos “que desapareceram”. Salientou que no meio da crise, em plena pandemia, metade das Unidades Básicas de Saúde do município estavam fechadas por falta de higienização. A prefeitura não havia pago as empresas terceirizadas de limpeza.

Os vereadores Adão Preto Filho (PT) e Guto Lopes (PDT), por sua vez, mostraram a decisão da Justiça anulando a posse do prefeito e garantiram que estavam articulando uma situação de mudança para o enfrentamento da pandemia pelo menos até o final do atual mandato.

Guto Lopes lembrou que o ex-prefeito André Machado, eleito pelo PSDB, foi afastado juntamente com outros secretários municipais justamente por ter desviado recursos da saúde e, por isso, dificilmente assumiria novamente a prefeitura.

Conforme o Diário de Viamão: “A 1ª Vara Cível da Comarca de Viamão acaba de determinar que a renúncia de Xandão Gomes ao posto de primeiro vice-presidente da Câmara exige eleição direta dos vereadores para preenchimento do cargo. Desse modo, o despacho do juiz Cristiano Machado abre interpretações sobre a revisão da posse de Evandro Rodrigues como prefeito em exercício”.

Edição: Marcelo Ferreira