Pernambuco

POLÍTICA

Câmara de Vereadores concede título de cidadão petrolinense a Jair Bolsonaro

Título já havia sido votado em 2019, quando foi rejeitado após a pressão dos movimentos populares de Petrolina e região

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), Jair Bolsonaro e o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB) - Reprodução/Facebook

Por 18 votos favoráveis, Câmara de Petrolina aprovou nesta terça (04) o projeto que concede título de cidadão petrolinense ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). É a segunda vez que o projeto entra em discussão na Câmara da cidade, retirado da pauta após manifestações de petrolinenses em maio do ano passado.

Nesta terça-feira (04), o projeto retornou à pauta em sessão transmitida online. De autoria do vereador Elias Jardim (DEM), o título foi aprovado por 18 votos a 3. Ainda não há previsão para a entrega do título. 

Contrário ao projeto, o vereador Gilmar Santos (PT) declarou durante a transmissão ao vivo da sessão que a concessão do título é uma afronta. "É mais uma tentativa de afronta à dignidade da população de Petrolina. Nós vivíamos em um país de investimentos, e passamos para um país da vergonha nacional", declarou durante a sessão. 

Além dele, a vereadora Cristina Costa (PT), também votou contra. "Esse título está sendo votado pelo reconhecimento que o presidente merece ou porque é uma estratégia para ofender a oposição e ofender a população de Petrolina?", questionou durante a sessão, em que citou, entre vários motivos para ser contra o título, o fato do governo Bolsonaro ter cortado 158 mil bolsas do programa Bolsa Família em meio à pandemia, sendo 96 mil delas no Nordeste.

Nesta mesma semana em que ocorreu a votação, outdoors foram espalhados pelo município agradecendo ao presidente pelo Auxílio Emergencial, que inicialmente tinha como proposta do próprio governo o valor de R$ 200,00 e chegou aos R$ 600,00 através da pressão dos movimentos populares e de um projeto aprovado pela Câmara dos Deputados e pela finalização da obra que levou água da Transposição do Rio São Francisco para cidades do nordeste, projeto iniciado pelo então presidente Lula em 2007 e que funciona desde 2017. 

Confira quais vereadores foram favoráveis e contra a concessão do título:

Votaram contra: Gilmar Santos (PT), Cristina Costa (PT) E Paulo Valgueiro (PSD).

Votaram a favor: Elias Jardim (DEM), que é autor do projeto; Osório Siqueira (MDB), Aero Cruz (MDB), Maria Elena (MDB), Zenildo Nunes (MDB), Major Enfermeiro (MDB), Edilsão Do Trânsito (MDB), Osinaldo Souza (MDB) Manoel Da Acosap (DEM), Gilberto Melo (DEM), Ronaldo Silva (DEM), Ronaldo Cancão (DEM), Alvorlande Cruz (Republicanos), Alex De Jesus (Republicanos), Rodrigo Araújo (Republicanos), Cicero Freire (Republicanos), Ruy Wanderley (PDC), Gabriel Menezes (PSL).

Ausentes: Gaturiano Cigano (DEM) E Elismar Gonçalves (Podemos).

 

Edição: Vanessa Gonzaga