Rio de Janeiro

CINEMA

Série de encontros para debater desafios do setor audiovisual começa nesta terça (4)

O projeto "Esquina: ideias que se cruzam" será transmitido pelo YouTube; os debates acontecem até novembro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Setor do audiovisual é um dos mais afetados pela pandemia - Pedro Pardo / AFP

Nesta terça-feira (4) tem início as atividades do projeto “Esquina: ideias que se cruzam” voltado para profissionais e estudantes do audiovisual. A série de debates vai até o mês de novembro e aborda temas como ações de inovação na área de políticas públicas e mercado do audiovisual independente em todo o estado do Rio de Janeiro no contexto da pandemia.

Leia também: Edital oferece apoio financeiro a grupos liderados por mulheres e pessoas trans

O encontro online vai reunir nomes que atuam no mercado independente do audiovisual contando com a participação de produtores de diversas regiões do Brasil, de países da América Latina, África e Europa. Para além de um apanhado do mercado no âmbito do estado, a articulação também apresenta um pouco do cenário brasileiro e internacional apontando oportunidades e problemas.

Segundo os organizadores, um dos principais objetivos do “Esquina” é abrir o diálogo e trocar experiências entre profissionais, pesquisadores, estudantes e agentes do audiovisual destacando os desafios para minimizar os impactos econômicos no setor na esfera estadual. Ao longo de quatro meses, serão 10 encontros transmitidos pelo YouTube com mais de 20 convidados e duração de, aproximadamente, 1h30 cada. 

Leia mais: No Dia do Cinema Brasileiro, a comemoração dá lugar à resistência

O primeiro encontro nesta terça (4), a partir das 19h, traz a diretora, roteirista, presidente da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e diretora artística do “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul - Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas, Viviane Ferreira, e a cineasta e diretora da Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual (API), Cíntia Domit Bittar. A mediação é do documentarista Fernando Sousa, diretor executivo da Quiprocó Filmes - produtora responsável pela iniciativa.  Para acompanhar o encontro, basta acessar o canal no Youtube da Quiprocó Filmes.

Edição: Jaqueline Deister