Memória

Celso Furtado se torna patrono do Consórcio Nordeste no ano de seu centenário

Economista completaria 100 anos no dia 26 de julho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

No dia 26 de julho de 2020, o orincipal expoente do estruturalismo econômico e do desenvolvimentismo no Brasil, Celso Furtado completaria 100 anos. - Iconografia

No ano de seu centenário, o economista Celso Furtado (1920 - 2014) foi anunciado como patrono do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, no dia 31 de julho, cinco dias depois da data de seu nascimento.

Continua após publicidade

Lançado março deste ano, o Consórcio Nordeste, como é conhecido, é uma parceria entre os governadores da região que tem como objetivo tratar de comércio de bens e serviços e assuntos de interesse comum. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, tem realizado trocas de serviços como saúde, educação e segurança pública entre os estados da região.

Também diante da pandemia, o Consórcio criou o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, que tem realizado pesquisas para a elaboração de políticas públicas condizentes com a realidade dos estados da região.

Celso Furtado 

Um dos maiores economistas brasileiros, Celso Furtado (1920-2004) dedicou sua vida a entender o Brasil e a produzir projetos de transformação nacional. No dia 26 de julho, ele completaria 100 anos.

Criador de uma obra inovadora com uma leitura contemporânea das contradições do capitalismo, o economista, nascido na cidade de Pombal (PB), foi o único brasileiro indicado ao Prêmio Nobel de Economia, em 2013. Com uma bibliografia de mais de 30 livros, ele investigou a mecânica do subdesenvolvimento do país.

Edição: Leandro Melito