Ceará

Eleições

Artigo | Combate às notícias falsas e defesa da educação são desafios para juventude

Precisamos estar atentos às candidaturas nas cidades, porque a luta eleitoral esse ano apresenta dois caminhos

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Sabemos que essa eleição terá um caráter mais virtual e que são os jovens que dominam essa ferramenta por onde as notícias falsas são disparadas e chegam mais rápido. - Foto: Levante Popular da Juventude

Está se aproximando o período das eleições municipais em todo o Brasil. Esse ano, devido à pandemia da covid-19 e a crise sanitária que estamos vivendo, as eleições foram adiadas para o mês de novembro. As eleições municipais desse ano terão um caráter importante devido à conjuntura atual do país com governos fascistas que vê nas eleições municipais uma nova oportunidade de consolidação do seu projeto de retirada de direitos. A juventude, que é uma parcela importante da população que vem ao longo dos anos fazendo a diferença nos resultados e nos rostos das últimas eleições, estará novamente no centro das disputas dos partidos políticos e dos movimentos eleitorais que existem nesse período que vê na juventude uma força agitadora e mobilizadora, seja nas ruas ou nas redes sociais. 

É por isso que as eleições municipais de 2020 serão espaços de bastante disputa da juventude e também de muitos desafios como o combate às notícias falsas, que nas eleições de 2018 foram fundamentais para eleger o Bolsonaro. Sabemos que essa eleição terá um caráter mais virtual e que são os jovens que dominam essa ferramenta por onde as notícias falsas são disparadas e chegam mais rápido. Um outro desafio importante é, sem dúvida, a defesa da educação, que é uma pauta central para juventude.

Olhando esse cenário político eleitoral que se apresenta na conjuntura de disputa da juventude como uma categoria importante, que sempre esteve presente nas lutas históricas em nosso país, seja nas ruas com as Diretas Já, ou mais recentemente, em 2016, em defesa da democracia. Nas resistências contra o golpe da presidenta Dilma, contra a reforma da previdência, nas ruas contra as opressões estruturais, como nas manifestações em combate ao racismo e o extermínio da juventude nas periferias. Em todos esses momentos históricos a juventude esteve presente ecoando sua voz e seus desejos de transformação da sociedade. 

Nessas eleições municipais precisamos estar atentos às candidaturas e projetos apresentados nas cidades, porque a luta eleitoral esse ano apresenta dois caminhos bem distintos, um é tentativa de consolidação de projeto de governo fascista e retirada de direitos que vai refletir nas eleições municipais e que precisamos derrotar, e o outro, valorizar candidaturas que defendam os direitos da juventude, do acesso à educação, cultura, emprego e renda digna e que contribuam para uma alternativa transformadora de uma sociedade justa e de igualdade de direitos.

*Militante do Levante Popular da Juventude

Edição: Monyse Ravena