Leite materno

Amamentação e covid: Programa Bem Viver explica os cuidados necessários nesse período

A especialista Danielle Aparecida da Silva também fala de outras questões e dá dicas sobre o aleitamento materno

Ouça o áudio:

Em 2017, a secretaria de Saúde do DF e o Metrô promoveram atividades na estação Galeria para combater a repressão à amamentação em público e estimular o aleitamento materno - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Leite materno protege contra mortes infantis causadas por doenças infecciosas, entre outras doenças

O Bem viver desta quarta-feira (19) tem como destaque o Agosto Dourado, com ações e iniciativas que reforçam a importância do leite materno para a saúde da mãe e do bebê. E mesmo em tempos de coronavírus o gesto é incentivado, mas com alguns cuidados extras para evitar a contaminação da criança.

Continua após publicidade

A repórter do Brasil de Fato, Catarina Barbosa conversou com Danielle Aparecida da Silva, gerente do Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sobre o tema.

Você também confere as informações sobre a votação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), prevista para acontecer na quinta-feira (20). O instrumento é considerado essencial para reduzir as desigualdades no acesso à educação. 

:: Artigo | Combate às notícias falsas e defesa da educação são desafios para juventude ::

Outro destaque da edição de hoje é a reconstrução da escola Eduardo Galeano, localizada no Quilombo Campo Grande, que sofreu uma reintegração de posse na semana passada. Durante a ação, policiais militares destruíram o prédio onde jovens, crianças e adultos recebiam formação popular. As famílias do acampamento organizaram uma vaquinha virtual para arrecadar recursos para reconstruir a escola.

:: Covid mata mais entre trabalhadores que dependem do transporte coletivo ::

O programa faz um alerta importante sobre empresas que oferecem testes para detectar o novo coronavírus, mesmo sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Só no Distrito Federal, 19 delas foram autuadas por fazerem testes irregulares. 

:: Doria pode deixar 9 mil famílias rurais sem assistência na pandemia, diz associação ::

E no quadro Comida de Verdade de hoje, a cozinheira Letícia Massula ensina a fazer um bolo de mandioca, conhecido como mané pelado em alguns estados, como Minas Gerais e Goiás. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

 

 

Edição: Michele Carvalho