Pernambuco

CINEMA

Visibilidade Lésbica: Confira lista de filmes que abordam o amor entre mulheres

Além do romance, tramas abordam a complexidade das relações e do preconceito sofrido pela comunidade lésbica

Brasil de Fato | Recife (PE) |
29 de agosto é o Dia da Visibilidade Lésbica - Divulgação/Ipecine

O mês de agosto é celebrado como o mês da visibilidade lésbica e o dia 29 é marcado em memória à realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas, em 1966, que foi um marco para o movimento LGBT do país, sobretudo, para o movimento lésbico na luta por visibilidade e direitos. Portanto, o mês é voltado para lembrar a existência da mulher lésbica, as violências sofridas por elas e as pautas que o movimento reivindica.

Nesse intuito, o Brasil de Fato Pernambuco organizou uma lista de 6 filmes que trazem a temática das relações lesboafetivas e as vivências de dor e amor das mulheres lésbicas ao longo de suas vidas.

Rafiki (Wanuri Kahiu, Quênia, 2018)


O filme que foi premiado internacionalmente foi proibido de ser exibido no Quênia / Divulgação

Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva) são grandes amigas que acabam por se apaixonar mas o romance enfrentam alguns obstáculos. O primeiro, é que suas famílias são rivais políticas; e o segundo, é que no Quênia, país onde vivem, a homossexualidade é tratada como infração grave pelas autoridades religiosas. As jovens terão que escolher entre experienciar o amor que partilham, ou se distanciar em função de uma vida segura. O filme que foi premiado internacionalmente foi proibido de ser exibido no Quênia mas está disponível no TeleCine.

Pariah (2011) ( Dee Rees, EUA, 2011)


Alike tem que decidir entre expressar sua sexualidade abertamente ou viver de acordo com os planos que seus pais têm pra ela / Divulgação

Pariah é um drama que conta a história da adolescente Alike, uma jovem afroamericana que tem que decidir entre expressar sua sexualidade abertamente ou viver de acordo com os planos que seus pais têm pra ela. Pariah disponível no TeleCine.

Como esquecer (Malu de Martini, BRA, 2010)


Júlia luta para enfrentar os fantasmas das recordações e tentar aprender que a vida segue em frente / Divulgação

Esse drama nacional conta a historia de Júlia (Ana Paula Arósio), uma professora de literatura inglesa que não se conforma de ter sido abandonada por sua companheira Antônia depois de 10 anos de relacionamento. Agora, Júlia luta para enfrentar os fantasmas das recordações e tentar aprender que a vida segue em frente e os sentimentos perduram. O filme está disponível na Amazon Prime Vídeo.
 

A Cor Púrpura (Steven Spielberg, EUA, 1986)


Celie vive uma relação de amizade e amor com a inesquecível Shug Avery / Divulgação

Inspirado do brilhante romance de Alice Walker, a cor púrpura conta a história de Celie (Whoopi Goldberg), uma mulher negra do sul dos estados unidos que abusada e violentada durante boa parte de sua vida e encontra alento na escrita de cartas para deus e para a irmã Nettie missionária na África, além da relação de amizade e amor com a inesquecível Shug Avery (Margaret Avery) que nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder numa sociedade marcada por fortes desigualdades sociais e raciais. O filme está disponível na Globo Play.
 

O Perfume da Memória (Oswaldo Montenegro, BRA, 2016)


Ana tem um misterioso segredo que pode gerar um conflito entre a razão e o desejo / Divulgação

O Perfume da Memória é baseado na música homônima de Oswaldo Montenegro, e fala da história de amor entre Ana e Laura, duas mulheres com várias afinidades, mas tendo que lidar com divergências irreconciliáveis. Ana tem um misterioso segredo que pode gerar um conflito entre a razão e o desejo, afastar ou aproximar as duas. O filme está disponível no Youtube.
 

Elisa Y Marcela ( Isabel Coixet, ESP, 2019)


Elisa adota uma identidade masculina para poder se casar com a mulher que ama / Divulgação

Baseado em uma história real, Elisa & Marcela, produção original Netflix dirigida e escrita por Isabel Coixet, é um filme que se passa no final do século XIX, início do século XX, em pequenas cidades da Galícia, comunidade autônoma espanhola. Elisa Sánchez Loriga adota uma identidade masculina para poder se casar com a mulher que ama, Marcela Garcia Ibeas, em 1901. O filme está disponível na Netflix.

 

Edição: Vanessa Gonzaga