Pernambuco

ELEIÇÕES 2020

Saiba quem são os pré-candidatos à prefeitura de Caruaru em 2020

Com lideranças que integram o grupo de risco, oposição à prefeita Raquel Lyra (PSDB) segue em compasso de espera

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

A cidade tem oficialmente sete pré-candidaturas - Reprodução

Um fator considerável nas articulações eleitorais neste ano em todo o país é a pandemia de covid-19. O grupo populacional mais vulnerável à doença são os idosos, pessoas com hipertensão, diabetes e outras comorbidades. A pandemia tem um impacto direto em como se articulam os grupos para as eleições na cidade de Caruaru, no agreste pernambucano. 

Esse fator inesperado ligou o alerta na oposição à atual gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB). Os principais líderes da oposição são todos pessoas que integram grupos de risco e têm sido bastante cautelosos com a saúde, o que tem dificultado as articulações políticas, o envolvimento direto na construção de alianças e principalmente o contato pessoal com o eleitorado por causa das recomendações de distanciamento social.

O mais habitual na maioria das cidades, Caruaru aqui incluída, é que nos anos eleitorais é a proliferação de pré-candidatos aos cargos majoritários. Por isso é comum haver mais de 10 pré-candidatos às prefeituras, por exemplo. E quando o calendário avança, os nomes passam a desistir do páreo e declarar apoio a outros candidatos. Mas num ano atípico como 2020, o cenário eleitoral na cidade tem hoje menos pré-candidatos do que deve ter candidatos dentro de algumas semanas. 

Esse é o caso do deputado estadual Tony Gel (MDB), que já ocupou o cargo da Prefeitura de Caruaru, onde esteve por 8 anos (2001-2008). Em 2010 foi eleito deputado estadual, cargo que ocupa até hoje, integrando a base de apoio do governador Paulo Câmara (PSB).

O ex-prefeito é alvo de uma ação civil-pública de 2013 que o acusa de ter aumentado o próprio salário, algo que ele nega ter feito. Especula-se que Gel possa ter como vice de sua chapa à prefeitura o vereador Marcelo Gomes (PSB), um dos poucos que não são base da atual prefeita. Apesar das articulações de bastidores, publicamente Tony Gel ainda não se colocou como pré-candidato à prefeitura.

Até o momento, a cidade conta oficialmente com sete pré candidaturas para ocupar o cargo do executivo municipal. Conheça os nomes:

Raquel Lyra


A atual prefeita Raquel Lyra (PSDB) é advogada e a primeira a mulher prefeita de Caruaru / PSDB Caruaru

A atual prefeita Raquel Lyra (PSDB) é advogada, se candidatou pela primeira vez em 2010, quando foi eleita deputada estadual pelo PSB. Em 2014 ela foi reeleita deputada, ainda pelo PSB. No contexto do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Raquel Lyra migrou para o PSDB, interrompendo seu mandato de deputada para se candidatar a prefeita. No 1º turno teve 44,8 mil votos (26%), 11 pontos a menos que Tony Gel. Mas no 2º turno mais que duplicou seus votos, chegando a 93,8 mil (53,15%), se tornando a primeira mulher prefeita de Caruaru.

Raquel é herdeira política de uma tradicional família da região, que entrou na política ainda nos anos 1950, com João Lyra Filho, avô da atual prefeita, eleito prefeito de Caruaru em duas ocasiões. Já o pai de Raquel, João Lyra Neto, foi prefeito de Caruaru em duas ocasiões durante os anos 1990, deputado estadual e vice-governador por oito anos (2006-2014).

O município é a principal cidade pernambucana governada pelo PSDB. Por isso se tornou prioridade para os tucanos no estado reeleger Raquel. Ela já tem apoio declarado do PL e do PODE.

Já durante a pandemia, a gestão Lyra pouco atuou para garantir o isolamento, (https://www.brasildefatope.com.br/2020/05/29/caruaru-tenta-conter-coronavirus-com-baixo-isolamento-e-feiras-cheias) permitiu feiras cheias e o número de casos decolou. A gestão municipal também levou cerca de 100 dias para entregar os kits de alimentação para as crianças que ficaram sem merenda. Quando o Governo do Estado impôs uma quarentena de 10 dias apenas no município para tentar controlar a pandemia, a prefeita criticou a decisão.

Marcelo Gomes 


Marcelo Gomes (à esq.)chegou a ser cotado para vice de uma possível candidatura de José Queiroz (PDT) / Reprodução

O vereador Marcelo Gomes (PSB), é filho do casal Laura e Jorge Gomes, ambos do PSB. Enquanto Jorge, médico e filiado ao PSB desde 1992, foi deputado estadual, federal e vice-prefeito de Caruaru; Laura, socióloga e advogada, foi vereadora, deputada estadual e passou por secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e hoje lidera a pasta de Infância e Juventude. O filho Marcelo, advogado, chegou a ser cotado para vice de uma possível candidatura de José Queiroz (PDT), mas no momento está mais próximo de formar chapa com Tony Gel (MDB).

Marcelo foi eleito vereador pela primeira vez em 2012, sendo o 2º mais votado de Caruaru, mas em 2016 foi o 5º, obtendo 3.129 votos. Naquele mesmo pleito seu pai foi candidato a prefeito com apoio do PT e do PDT (partido do então prefeito José Queiroz), mas apesar de os vereadores da coligação obterem 70 mil votos, a candidatura majoritária de Jorge teve apenas 20 mil votos (11%), amargando um 4º lugar. Em 2018 Laura Gomes foi candidata a deputada estadual, mas teve 15.709 votos e não foi eleita.

José Queiroz


Zé Queiroz (à esq.) se candidatou pela primeira vez já numa disputa pela prefeitura em 1976 / PDT

José Queiroz (PDT), também advogado e ex-radialista, é outro cotado para a prefeitura. Se candidatou pela primeira vez já numa disputa pela prefeitura, em 1976, ainda no período da ditadura, sendo derrotado pelo candidato apoiado pelo regime militar. Na ocasião Queiroz foi o nome do MDB à prefeitura, apoiado pelo então prefeito João Lyra Filho (avô da atual prefeita Raquel Lyra). 

Dois anos mais tarde seria eleito deputado estadual (por dois mandatos), sendo eleito prefeito em 1982. Quatro anos depois se candidatou novamente à Prefeitura, sendo eleito pela 2ª vez (1993-1996). Foi deputado estadual por 3 mandatos (1998-2008), interrompendo seu terceiro após ser novamente eleito prefeito de Caruaru, sendo reeleito em seguida (2009-2016). Em 2018 foi eleito novamente deputado estadual, com 32.740 votos. 

Em 2016, quando deixava a prefeitura, seu partido obteve sozinho 14,8% dos votos para vereadores, fazendo 5 dos 7 mais votados. Mas todos eles migraram para o PSDB, partido da atual prefeita. Os dois vereadores que o PDT tem hoje vieram do Avante (antigo PTdoB). Aos 78 anos, Queiroz tem evitado se reunir presencialmente por conta da pandemia, já que ele integra o grupo de risco. Ele já convidou publicamente Tonynho Rodrigues, filho de Tony Gel, para ser seu vice. O pedetista também tenta atrair o PCdoB.

Erick Lessa


Em 2016 o delegado se lançou pela primeira vez a um cargo eletivo, buscando a Prefeitura de Caruaru / Reprodução

O deputado estadual Erick Lessa (PP) é provavelmente o candidato mais à direita na disputa. O alagoano é bacharel em direito e há 10 anos mora em Caruaru, trabalhando como delegado na Polícia Civil de Pernambuco. Em 2016 se lançou pela primeira vez a um cargo eletivo, buscando a Prefeitura de Caruaru. Lessa ficou em 3º lugar, com 41 mil votos (24%), apenas dois pontos abaixo de Raquel Lyra (PSDB), que passaria para o 2º turno e acabaria eleita. 

Em 2018 o delegado obteve 29 mil votos e foi eleito deputado estadual. Lessa tem se mostrado à vontade para interagir com apoiadores e reunir pequenos grupos em Caruaru, apesar da pandemia. Ele já recebeu apoio de três partidos: PSL, REP e PROS, o que já lhe garante razoável tempo de TV.

Marcelo Rodrigues


O nome do PT para a disputa municipal é o advogado e ambientalista Marcelo Rodrigues / Reprodução

O Partido dos Trabalhadores (PT) avaliou que precisaria lançar candidatura própria em Caruaru. O nome para a disputa municipal é o advogado e ambientalista Marcelo Rodrigues, caruaruense, filho de pequenos comerciantes, já foi secretário de Meio Ambiente do Recife durante a gestão João da Costa (PT). Rodrigues foi candidato a vereador de Caruaru em duas ocasiões, 2004 e 2012, ambas pelo Partido Verde (PV), sempre obtendo menos de 500 votos e não alcançando seu objetivo. 

Afastou-se da militância partidária e passou a atuar mais próximo à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com foco nas pautas ambientais. No último período Marcelo Rodrigues, 57 anos, se filiou ao PT e foi escolhido pelo partido como candidato à prefeitura. O PT tem apenas um vereador em Caruaru, o professor Daniel Finizola, eleito pela primeira vez em 2016.

Rafael Wanderley 


Rafael atua há quase 20 anos junto a movimentos populares em Caruaru / Divulgação

O Unidade Popular (UP) disputa sua primeira eleição com a candidatura do advogado Rafael Wanderley. Rafael atua há quase 20 anos junto a movimentos populares em Caruaru e hoje é vinculado à corrente sindical Movimento Luta de Classes (MLC).

Raffiê Dellon


Dellon é formado em administração e professor universitário / Divulgação

Outro candidato é Raffiê Dellon. Filho de comerciantes da Feira da Sulanca, Dellon é formado em administração, professor universitário, esteve por dois anos (2015-16) à frente da seccional de Caruaru da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), vinculada ao Governo do Estado. Era militante do PSDB, mas migrou para o PV, pelo qual foi candidato a vice-prefeito na chapa de Tony Gel (MDB). Em 2017 assumiu a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Caruaru, órgão do DETRAN (Governo do Estado). Está filiado ao PSD.

Edição: Vanessa Gonzaga