Paraná

Coronavírus

Com o “liberou geral” da Prefeitura, Curitiba passa de mil mortes por coronavírus

No ultimo 18 de agosto, a cidade retomou para bandeira amarela, flexibilizando regras de prevenção.

Paraná |
A fotojornalista, com prevenção e cuidados básicos, tem acompanhado diversas situações nas ruas, bairros e hospitais em tempos de pandemia - Giorgia Prates

15 dias depois do anúncio da mudança de bandeira laranja para amarela que flexibilizou novamente as medidas de prevenção ao coronavírus, a cidade de Curitiba chegou nesta terça feira, 01/09, a 1010 mortes por COVID19.  Em live, a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Huçulak disse também, que além dos novos números de óbitos, o índice de transmissibilidade voltou a crescer, passando de 0,76 para 1,14, indicando que 100 pessoas infectadas podem passar para outras 114.

A Secretária também informou que se a tendência de aumento continuar, a bandeira pode mudar, novamente. A cidade retomou a bandeira amarela no dia 18 de agosto depois de ficar mais de dois meses em bandeira laranja, de alerta médio. O sistema de bandeiras foi elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde no início da pandemia. As cores amarela (alerta), laranja (risco médio) e vermelha (risco alto) são representadas pelas notas 1, 2 e 3, valores da taxa calculada por meio de nove indicadores. Seis deles avaliam o nível de propagação da doença e três monitoram a capacidade de resposta do Sistema de Saúde da cidade.

A alternância das regras e a falta de rigidez nos protocolos sanitários pela Prefeitura de Curitiba tem estimulado a população a flexibilizar o comportamento de prevenção. No ultimo final de semana, com tempo ensolarado, os parques e bares ao ar livre lotaram, inclusive com pessoas que não usavam máscara, utensilio ainda obrigatório na cidade. Nesta mesma live à imprensa, a Secretária de Saúde, mais uma vez, culpou a população pelo aumento de casos e mortes. Porém, na semana passada, o próprio Prefeito ao anunciar a mudança da bandeira laranja para amarela disse aos curitibanos que o “pior já passou”. Mas, tudo indica que o pior está voltando.  

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública da capital, ajuizou ação civil pública por considerar que a alteração foi feita pela Prefeitura de Curitiba porque a matriz de risco utilizada pelo município deixa de promover a adequada avaliação de riscos em saúde pública. O promotor Marcelo Paulo Maggio ressalta que a decisão do município leva em conta dados de apenas sete dias, mas que as autoridades nacionais e internacionais pregam a análise dos últimos 14 dias. 

A ação ainda destaca que o município desconsidera a “previsão do esgotamento de leitos de UTI”, importante diretriz a ser avaliada. No dia do anúncio da mudança de bandeiras,  existiam apenas 26 leitos de UTIS disponíveis.    O MP requereu que seja concedida liminar que determine a incorporação em sua matriz de risco dos indicadores adequados. E, na sequência, que o município adote medidas adequadas a partir do nível de risco corretamente identificado e os que vierem a suceder. 

Paraná confirma mais 55 óbitos
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem mais 1.647 casos de contaminação por coronavírus e 55 mortes pela Covid-19. O Paraná já tem, ao total, 132.145 casos positivos confirmados e 3.306 mortes. Destas, 1010 só em Curitiba, Os 55 pacientes que foram a óbito estavam internados. São 18 mulheres e 37 homens, com idades que variam de 32 a 94 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 02 de agosto e 01 de setembro.

Edição: Gabriel Carriconde