Minas Gerais

CINEMA

15ª Mostra de Cinema de Ouro Preto começa hoje e já tem filmes liberados

Totalmente gratuito e, pela primeira vez online, festival tem como tema o "Cinema de Todas as Telas”

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Cena/cartaz do filme Avesso Festa Baile
Avesso Festa Baile - Filme de Abertura - Créditos da foto: Raphael Araújo

A 15ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) começa hoje, quinta-feira (3), às 20h e vai até segunda-feira (7) pelo site: www.cineop.com.br. A programação da CineOP se constrói em três temáticas centrais: Preservação, História e Educação.  Integram a programação exibições de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, debates, oficinas e shows.

O debate inaugural traz ao público a reflexão “Cinema de Todas as Telas”, pois 2020 é o ano em que a TV brasileira comemora 70 anos de existência. Hoje, a convergência de plataformas se impõe, e “como o cinema brasileiro pode sobreviver, se adaptar e se reinventar nesse contexto?”, pergunta o festival. Para responder a essa e outras questões, participam da mesa inaugural Ailton Krenak, liderança indígena, escritor e filósofo, e Tadeu Jungle, roteirista e diretor de cinema, TV e realidade virtual.

O show de abertura é uma homenagem aos 35 anos da Rede Minas. Nessa quinta (3), às 21h30, com Túlio Mourão, Titane e Maurício Tizumba.

Programação

A partir de 4 de setembro, a mostra terá os mais diversos debates sobre a televisão: TV na educação, Pós-TV, preservação de arquivos, TVDO, documentário, mídias nas aldeias, TV e comunicação popular e reunião de trabalho. As masterclasses serão com Carlos Skliar, Inés Dussel, Tiago Baptista e Paula Feliz Didier.

Até 7 de setembro o público poderá assistir a curtas, médias e longas metragens, como “Dorivando Saravá, o preto que virou mar”, “Meu nome é Daniel” e “Trincheira”. Alguns já estão disponíveis no site: https://cineop.com.br/.

Mais informações

A programação completa da CineOP também está nas redes sociais do evento:

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedInuniverso-produção
 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Edição: Rafaella Dotta