Paraná

ELEIÇÕES

Pesquisa mostra cenário conservador para eleição em Curitiba 

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta atual prefeito como favorito

Curitiba (PR) |
Pesquisa aponta atual prefeito com vantagem, e 67% ainda indecisos sobre voto - Divulgação

No último dia 4, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou a primeira pesquisa de intenção de votos à Prefeitura de Curitiba para as eleições de 2020. Em decorrência da pandemia, o primeiro turno das eleições municipais acontece em 15 de novembro e, até o dia 16 deste mês, partidos realizam convenções para oficializar os nomes lançados. 

De acordo com o levantamento do Instituto, 67,1% dos eleitores curitibanos ainda não sabem em quem votarão. Na pesquisa espontânea, o nome que mais apareceu foi o de Rafael Greca (DEM). O atual prefeito teve 16,8% de intenção de voto. Os outros nomes foram Ney Leprevost (PSD), Gustavo Fruet (PDT), que desistiram de concorrer, Delegado Francischini (PSL), Christiane Yared (PL) e Luizão (Republicanos), que também abandonou o pleito, todos com porcentagem entre 0,4% e 2,1%. Nas pesquisas estimuladas, Greca aparece com mais de 40% das intenções. 

Feito com 800 eleitores, através de entrevistas telefônicas, o levantamento mostra aprovação dos atuais representantes, em nível municipal, estadual e federal. Entre os entrevistados, 71,3% aprovam a gestão Greca; 76,1%, Ratinho Júnior (PSD); e 59,8%, a gestão Bolsonaro (sem partido). É nesse cenário conservador que Curitiba terá, possivelmente, uma eleição municipal com número recorde de candidatos à prefeitura. Até o momento, já se colocaram à disposição de seus partidos 19 nomes. 

No campo progressista, há os seguintes indicados:

Goura Nataraj - PDT

Com a retirada da candidatura do ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT), no sábado (13), que contava com 12%  e o segundo lugar nas intenções de voto, para dar lugar a candidatura do atual deputado estadual Goura Nataraj, com referência na juventude e na esquerda, abriu-se uma pequena chance de unificação da esquerda. Goura é filosofo, professor de yoga, e cicloativista. Foi vereador em Curitiba, e depois eleito para uma vaga na Assembleia Legislativa. O pedetista é ligado a movimentos populares que debatem a mobilidade urbana e também soberania alimentar. Ao falar de alianças, o deputado admite o pouco tempo para construir uma coligação para enfrentar a direita no poder. “Estamos todos nós do mesmo lado contra os representantes do atraso, do ódio e da violência. E assim devemos continuar nesta disputa eleitoral. Sempre respeitando os espaços e os princípios dos partidos de forma independente e coerente”. Com isso, Goura sinaliza para possíveis apoios do campo progressista em outro momento.

Camila Lanes - PCdoB 

Com 24 anos, Lanes construiu sua história política a partir da militância estudantil. Foi presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e, atualmente, é presidenta da União da Juventude Socialista do Paraná (UJS-PR) e membro da frente de Juventude do PCdoB. “Curitiba tem muito a melhorar e um desses pontos é ouvir mais os cidadãos, sair do Centro da cidade e ir até os bairros, as regiões mais afastadas”, afirma Lanes. Ela não aparece no levantamento do Paraná Pesquisas. 

Paulo Opuska - PT 

Advogado e professor de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Opuska foi chefe de gabinete da reitoria, secretário-geral da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) e superintendente do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba (IMAP). “A cidade precisa ser governada para todos, precisa de política pública para atender aos que mais necessitam”, diz Opuska. Na pesquisa estimulada do Paraná Pesquisas, o candidato do PT aparece com 0,3% das intenções de votos.  

Letícia Lanz - PSOL 

Psicanalista, economista e mestre em administração, Lanz será a primeira mulher trans a ser candidata à prefeitura de Curitiba. A chapa psolista será totalmente feminina, tendo como pré-candidata à vice a advogada Giana de Marco. “O objetivo do PSOL é trazer de volta a utopia e o sonho na política. Defendemos qualidade de vida para toda a população, com solidariedade, sustentabilidade e justiça social”, diz Lanz. Na pesquisa estimulada do Paraná Pesquisas, ela aparece com 0,1% no primeiro cenário e 0,3% no segundo cenário de intenção de voto.  

Brasil de Fato Paraná faz série de entrevistas 

Todas as sextas-feiras, às 11h30, o Brasil de Fato Paraná vem fazendo uma série de entrevistas com pré-candidatas (os) a vereador de Curitiba e outras principais cidades do Estado. As transmissões acontecem pelas páginas do Facebook e YouTube do BDF-PR. A ideia é entrevistar pessoas do campo progressista. Já houve debate entre candidatas (os) a prefeita (o) e novas entrevistas devem ser feitas em breve. 

Edição: Gabriel Carriconde